Agronegócios

Secretária Municipal de Agricultura faz um balanço dos Eventos Técnicos

Cínthia destacou a parceria da Prefeitura, Sociedade Rural e IDR na Efapi

Assessoria

A 53ª Exposição-Feira Agropecuária, Comercial e Industrial do Norte Pioneiro, atraiu milhares de visitantes para os shows artísticos no palco 1 e 2, aos estandes do Pavilhão da Agricultura, da exposição dos gados, parque de diversões, setor de gastronomia, enfim, pela área geral da Mostra.

Quanto à agenda de Eventos Técnicos, foi marcada por uma frequência acima da média de produtores de vários municípios da região. Entre outros temas apresentados por meio de palestras e debates foram: Encontros de Produtores Orgânicos e de Leite, Mulheres do Agro, Encontro Regional Pecuária de Corte, Promoção Social e Cidadania.

A organização dos eventos técnicos foi do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Iapar-Emater), com parceria da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná.

A Sociedade Rural do Norte Pioneiro e a Prefeitura Municipal (Gestão 2025/2028 – Gil Martins e Terezinha Maiorky) deram todo o suporte para que as palestras atingissem o objetivo de proporcionar mais conhecimento e relevantes esclarecimentos aos participantes.

Ao término da Exposição, a Secretária Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Cínthia Regina da Silva, fez um balanço geral. Sua primeira impressão foi muito positiva, classificando como “extraordinários os eventos técnicos”. O primeiro fator apontado por ela foi sobre a agricultura orgânica, “onde tivemos produtores que vieram mostrar o poder desse setor que está ganhando força em toda a região. Sabemos que a intenção do governo do Estado é de que até 2030 todo o alimento que é oferecido nas escolas paranaenses seja da agricultura orgânica, portanto é um momento muito forte para atrairmos ainda mais produtores para adotarem esta prática e melhorar a qualidade dos alimentos ofertados”.

Pecuária leiteira

Sobre a programação do dia 20, Cínthia destacou que “tivemos as atividades relacionadas à pecuária leiteira com premiações de propriedades que estão mudando as formas de trabalho. As mulheres vêm adotando um modelo sustentável para potencializar ainda mais a produção, tendo comprometimento maior com o meio ambiente, questões ambientais”. No período da tarde, as mulheres do Agro receberam a deputada Leandre Dal Ponte, “que fez uma exposição importante para aumentar ainda mais esse empoderamento feminino, já que estão cada vez mais assumindo responsabilidades, à frente dos negócios e ótimos resultados tem se revelado no setor rural”.

A Secretária de Agricultura também reconheceu o esforço da gestão ao dizer que “o prefeito Gil Martins tem trabalhado para unir forças, fazendo o Município crescer a cada dia”.

Em se tratando da pecuária de corte, “potencializou ainda mais os resultados para que o criador de gado não precise, às vezes, fazer um investimento que não vai trazer um retorno. Você tendo essas palestras, consegue direcionar melhor os investimentos. A parte de gestão financeira ofereceu orientação a respeito dessa questão de financiamentos, porque, por mais que seja um pequeno produtor rural, ele é um empresário do agro”.

Missão

Quanto ao efeito positivo da programação de eventos técnicos do Agro na Efapi junto à sua pasta, a Secretária deixou bem claro que “minha missão é continuar esse trabalho que a Prefeitura, a Sociedade Rural e o IDR trouxeram e agregar mais força para que o pequeno produtor rural possa gerar emprego e manter as famílias progredindo nas propriedades rurais. Hoje em dia, o jovem encontra mais facilidade em sair do sítio e ir para cidade para um trabalho que vai ter um horário pré-definido, ao contrário do que ocorre no meio rural, onde não tem sábado, não tem domingo, não tem sol, não tem chuva, você tem que estar todo dia ali. Então com um acompanhamento mais próximo desses jovens, dessas famílias, a meta é fortalecer as propriedades rurais gerando oportunidades”.

Cínthia vem de família do meio rural e isso contribui para que entenda as oscilações de investimentos e oportunidades. “Sou de família de pequeno produtor. Meu pai começou praticamente do zero, é o Anicésio, do Bairro Ribeirão Bonito, próximo dos Raposos. Ele foi conquistando aos poucos, através de incentivos do IDR, uma parceria que muito contribui com o pequeno produtor. Tendo conhecimento das ações governamentais como o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) você consegue fazer aquisição e manutenção, isso tudo agrega muito para o produtor rural. Por isso tem que aproveitar essas parcerias, para o crescimento desses pequenos produtores, fortalecer a economia do setor”.

Botão Voltar ao topo