BANDEIRANTES
Evento reuniu arte, literatura e conhecimento em homenagem ao “Vampiro de Curitiba”

Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio Da Assessoria
A Biblioteca Cidadã foi palco do Sarau Literário Dalton Trevisan, um encontro cultural que uniu literatura, arte e conhecimento em homenagem ao renomado escritor curitibano. O evento buscou aproximar a comunidade da obra de Trevisan e da cidade de Curitiba, tão presente em seus contos.
A programação trouxe múltiplas expressões artísticas. O artista bandeirantense João Gabriel apresentou uma exposição de caricaturas e mostra de obras que revelaram diferentes olhares sobre o Paraná e a capital paranaense.
Leitura dramática
A professora Vânia J. S. de Paula conduziu uma leitura dramática do conto “Em busca da Curitiba perdida”, transportando o público para a atmosfera urbana descrita pelo autor. Ao lado do professor Emerson Miguel, ela também compartilhou curiosidades sobre a vida e carreira de Dalton Trevisan, proporcionando uma experiência de imersão literária.
Com uma proposta interdisciplinar, o professor Rafael Montenegro Palma apresentou uma atividade que uniu matemática e dobraduras, conectando ciência, arte e criatividade e estimulando os participantes a explorar novas formas de conhecimento.
O Sarau Literário foi realizado em parceria entre a Biblioteca Municipal e o Projeto Futuro Integral – SESC, reforçando o papel da cultura e da educação como instrumentos de formação, lazer e valorização da literatura brasileira. Foi aberto para comunidade e participaram as escolas Municipais Yukiti Matida e Leda de Lima Canário, Colégio Cívico Militar Nóbrega da Cunha e o Colégio Cívico Militar Mailon Medeiros.
Destaque
O evento destacou a relevância da obra de Dalton Trevisan, aproximando leitores de todas as idades da literatura urbana e minimalista do escritor, conhecido como o “Vampiro de Curitiba”.