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Formação Continuada aborda Literatura Infantil e novas práticas de leitura e escrita na escola

A formação foi conduzida pela Prof.ª Dra. Geuciane Felipe Guerim Fernandes, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), que também coordena o Programa de Extensão Brinqueped — UENP: integrando ensino, pesquisa e extensãoDUCAÇÃO

Tiago Dedoné

Na última quarta-feira, 18 de junho, aconteceu mais um encontro do 1º Ciclo de Formação Continuada 2025, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, para os docentes e gestores das escolas municipais e centros de educação infantil. O encontro é realizado nas dependências da Escola Municipal Ana Nery.

Este foi o primeiro encontro do terceiro módulo da formação, que trouxe como tema:

“Literatura Infantojuvenil: Práticas de Leitura, Escrita e Interpretação — Novas Tendências”.

A formação foi conduzida pela Prof.ª Dra. Geuciane Felipe Guerim Fernandes, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), que também coordena o Programa de Extensão Brinqueped — UENP: integrando ensino, pesquisa e extensão. O encontro proporcionou aos docentes momentos de reflexão teórica sobre a importância da literatura na formação leitora, além da apresentação de diversas obras literárias e práticas pedagógicas inovadoras. Dinâmicas e atividades foram propostas, envolvendo os professores na construção de produções textuais e experiências práticas.

Para a professora Geuciane, participar da formação em Andirá foi uma experiência significativa: “Foi um privilégio integrar o I Ciclo de Formação Pedagógica do Município de Andirá, onde pudemos, juntos — professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais — refletir sobre o lugar da Literatura Infantil para a formação de atitudes leitoras. Quero deixar registrado meu sincero reconhecimento à Secretaria Municipal de Educação, na pessoa do professor Tiago Dedoné, por semear este movimento tão necessário: levar formação continuada aos nossos professores, alimentando mentes, corações e, sobretudo, esperanças. Que mais encontros assim floresçam, para que a escola seja sempre morada de palavras, sonhos e infâncias respeitadas”.

1º Ciclo

O 1º Ciclo de Formação Continuada 2025 tem sido um espaço de construção coletiva e qualificação profissional dos educadores da rede municipal. Cada módulo da formação é composto por dois encontros — um teórico e outro prático — que aprofundam os temas debatidos. Antes deste terceiro módulo, os professores participaram de outros dois módulos, que abordaram os temas: “Plano Educacional Individualizado (PEI) — Inclusão e Diversidade: promovendo estratégias, produzindo na prática e rompendo desafios” e “Recomposição de Aprendizagem: estratégias, avaliação diagnóstica sequenciada e construção do PRA (Plano de Recomposição de Aprendizagem)”.

A condução da formação é feita pelo professor Tiago Dedoné, Mestre em Gestão Educacional e Doutorando em Educação, pedagogo concursado da Rede Municipal de Ensino, e que atua como responsável pela Coordenadoria de Formação Continuada e Gestão de Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Andirá. “Tem sido uma trajetória acadêmica, alinhada à ação pública educacional, bastante importante. Com apresentação de experiências de pesquisa e reflexões sobre as práticas educativas. Cada módulo foi pensado com muito carinho e muito cuidado, visando aprofundar sobre legislação educacional, práticas pedagógicas diferenciadas, metodologias ativas, inclusão e diversidade, letramento racial, e muitos temas. O intuito é mobilizar a educação transformadora”, enalteceu.

Reflexão

A Secretária Municipal de Educação, Professora Rosilene Marques, também destacou a importância desta formação. Segundo ela, são temas muito necessários para refletir, debater, aprender. “Este Ciclo de formação tem como objetivo proporcionar aos nossos professores ainda mais conhecimentos, domínios de novas ferramentas e metodologias, legislação, contato com novas práticas”, comentou.

A formação seguirá até dezembro, contemplando professores e gestores das escolas municipais e dos centros de educação infantil. Os próximos encontros continuarão trazendo diversos outros temas relevantes e necessários para o universo da educação, reafirmando o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com a valorização dos profissionais da educação e a construção de uma escola cada vez mais qualificada, inclusiva e promotora de aprendizagens significativas.

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