Destaques

Comércio de Santo Antônio é o que mais gera empregos na região

Aquecido, segmento tem quase 3 mil trabalhadores registrados no município

POLO REGIONAL

Redação Tribuna do Vale

Santo Antônio da Platina é o município da região que mais emprega trabalhadores com carteira assinada no setor do comércio, segundo levantamento da Tribuna do Vale junto a dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

Atualmente são 2,9 mil empregos formais gerados pelo comércio, o que dá a Santo Antônio o posto de maior empregador do segmento entre os 25 municípios que integram a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro).

Para se ter uma ideia do quanto o comércio platinense é forte com relação aos municípios vizinhos, Jacarezinho é o segundo município com mais empregos no comércio, mas com 1,7 vagas criadas – números esses bem inferiores aos de Santo Antônio.

Em terceiro lugar na região está Wenceslau Braz, com 1,2 mil postos de trabalho dentro do setor. Na Sequencia estão Ibaiti, Siqueira Campos e Cambará, todos na casa dos 1,1 mil empregos gerados pelos seus respectivos comércios.

Cidade polo comercial, Santo Antonio ainda pode ter um aumento significativo nesses números com a proximidade com o fim de ano, período de tradicional alta do movimento no comércio e consequentemente novas contratações de trabalhadores, ainda que temporárias.

 

LÍDER NA REGIÃO

Com 10,9 mil empregos com carteira assinada, Santo Antônio da Platina é hoje o município da região com maior número de trabalhadores formais – pouco a frente de Jacarezinho, que perdeu o posto de maior empregador neste semestre, após crescimento da economia platinense.

O setor que mais gera emprego em Santo Antônio é o da indústria, com 3,7 mil trabalhadores registrados. Na sequencia estão os segmentos do serviço, com 3,2 mil postos de trabalho, e o já citado comércio.

Completam os números os setores da agropecuária, com 574 carteiras assinadas, e da construção com 457 empregos formais.

 

INDÚSTRIA

Outro levantamento feito pela Tribuna do Vale há algumas semanas mostra que Siqueira Campos e Joaquim Távora lideram os empregos gerados pelo setor da indústria na região – graças a presença de grandes grupos industriais que estão há décadas instalados nos municípios.

Em Siqueira Campos, onde estão instaladas várias unidades da Pro Tork, o setor da indústria emprega o total de 4,3 mil trabalhadores, devidamente registrados, e tem a liderança regional no quesito.

Já em Joaquim Távora, com números impulsionados pela presença do Grupo Pioneiro, existem 3,9 mil trabalhadores atuando no segmento da indústria.

Botão Voltar ao topo