Crianças de 10 a 14 anos são o público prioritário para a primeira fase da campanha

Da Redação com AEN
O Paraná recebeu ontem (22) o primeiro lote de vacinas contra a dengue, com 35.025 doses do imunizante Qdenga, da farmacêutica Takeda. A remessa foi antecipada após diálogos das secretarias estaduais com o Ministério da Saúde. Ao todo, 523.005 doses serão enviadas para 10 estados brasileiros.
A descentralização das vacinas começou ontem e será concluída nesta sexta-feira (23) para 21 municípios da 17ª Regional de Saúde de Londrina e nove da 9ª RS de Foz do Iguaçu.
Crianças de 10 a 14 anos são o público prioritário
A faixa etária prioritária para a imunização é de crianças de 10 a 14 anos, com a recomendação do Ministério da Saúde de iniciar a aplicação para as idades de 10 a 11 anos. O protocolo de vacinação requer duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. As vacinas para a segunda dose serão enviadas posteriormente.
Vacina protege contra os quatro sorotipos do vírus
A vacina Qdenga possui vírus vivos da dengue que foram enfraquecidos de maneira controlada. Essa abordagem possibilita o desencadeamento de uma resposta imunológica, o que facilita uma reação mais rápida do organismo em situações de exposição real ao vírus. A vacina protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV 1, 2, 3 e 4).
“A chegada da vacina é um ponto importante em nosso combate pela redução do número de casos confirmados e mortes pela dengue. Vínhamos dialogando com o ministério para conseguir o envio dessas doses o quanto antes, e agradecemos essa sensibilização pelo pedido. Mas seguimos ressaltando a necessidade de uma ampliação no processo de distribuição de doses ao Paraná e também dos cuidados que são comuns a todos, principalmente com água parada”, comentou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Cenário da dengue no Paraná
De acordo com o último informe epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná soma 45.930 casos confirmados, 130.107 notificações e 16 mortes, além de 31.421 casos em investigação e 47.