FAEP/SENAR-PR
Da Assessoria
O município de Ribeirão Claro, na região do Norte Pioneiro, abriu a série de 11 eventos da 4ª edição do Encontro Regional de Líderes Rurais, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. Nesta terça-feira (4), 174 produtoras e produtores rurais de 22 cidades da região, além de lideranças do setor, participaram de uma programação envolvendo dinâmicas para o fortalecimento do sistema sindical rural e puderam assistir à palestra com Filipe Masetti, conhecido como “Cavaleiro das Américas”. O próximo evento ocorre em Londrina, nesta quarta-feira (5).
Abertura
Na abertura do evento, o presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Claro, Marcos Minghini, reforçou a necessidade de as produtoras e os produtores rurais fazerem parte do sistema sindical rural, por meio da participação nas entidades locais. “Todos presentes no evento são lideranças em seus respectivos municípios e poderão repassar conhecimentos para os produtores. E cada um precisa, mais do que participar, pertencer ao sindicato rural, pois é essa entidade que luta pelos interesses do setor”, ressaltou.
Sindicato Rural
Na mesma linha, o presidente do Sindicato Rural de Cambará e presidente do Núcleo de Sindicatos do Norte Pioneiro (Norpi), Aristeu Sakamoto, destacou o Encontro Regional de Líderes Rurais como uma forma de aproximar os produtores rurais das entidades locais e do Sistema FAEP/SENAR-PR.
“O evento permite discutir a participação do setor dentro da sociedade, principalmente a nossa defesa, na condição de produtor rural. E só vamos conseguir se estivermos unidos, trabalhando juntos, discutindo as demandas coletivas, pois ninguém vai fazer isso por nós. E os sindicatos rurais e o Sistema FAEP/SENAR-PR são as entidades institucionais que representam o setor”, afirmou.
Representantes da diretoria do Sistema FAEP/SENAR-PR: o diretor secretário Livaldo Gemin e os vice-presidentes Lisiane Czech, Ágide Eduardo Meneguette e o diretor financeiro Paulo Buso
Força do Agro
Ainda na abertura, quatro integrantes da diretoria do Sistema FAEP/SENAR-PR subiram ao palco para agradecer a presença dos participantes: o diretor secretário Livaldo Gemin, o diretor financeiro Paulo Buso e os vice-presidentes Lisiane Czech e Ágide Eduardo Meneguette. Em suas falas, a mesma máxima: a força que o agro do Paraná tem quando atua de forma coletiva.
“A plateia lotada mostra como temos boas lideranças na região. Isso fortalece o sistema sindical, para que tenhamos a chance de fazer a diferença, diante das dificuldades que surgem diariamente”, disse Buso. “A gente precisa se unir em um sistema, principalmente chamando o jovem, para fazermos a diferença. Quem está no poder precisa atender nossas demandas. E para isso precisamos da união do setor. A missão é essa, para que possamos fazer a diferença”, completou Meneguette.
Protagonismo
Em um segundo momento do Encontro Regional de Líderes Rurais, os participantes, divididos em grupos, participaram de um jogo que destacava a atuação dos sindicatos rurais e do Sistema FAEP/SENAR-PR. A proposta era, de forma didática e divertida, mostrar como as entidades que formam o sistema sindical rural paranaense podem ser protagonistas em seus municípios, regiões e no âmbito estadual.
Palestra
Encerrando o evento, os participantes assistiram à palestra de Filipe Masetti, conhecido como “Cavaleiro das Américas”, que percorreu a cavalo mais de 27 mil quilômetros entre o Alasca, nos Estados Unidos, e o Ushuaia, na Argentina. Na sua fala, Masetti fez um paralelo entre a sua experiência e os desafios encontrados no percurso com a força que o produtor rural precisa encontrar para ser um protagonista no cenário rural.
“O espirito de união que o meio rural tem permitiu que eu completasse o percurso. Ninguém nunca me negou uma ajuda. Com vocês é a mesma coisa. Se a pessoa quer fazer algo grandioso na vida, é precisa sentir, pensar, planejar, organizar, viver dentro de si mesmo”, disse Masetti.
Veja as datas e cidades do roteiro:
05/06: Londrina
06/06: Maringá
11/06: Cianorte
12/06: Pitanga
13/06: Guarapuava
18/06: Medianeira
19/06: Pato Branco
25/06: Teixeira Soares
26/06: Castro
27/06: Rio Negro