Capa

Agente de Endemia platinense morre de dengue hemorrágica

Adriana Moura, 37 anos, trabalhava na Secretaria de Saúde; ela deixa marido e duas filhas

S.A.PLATINA

Redação Tribuna

Na madrugada desta quarta-feira, dia 22, por volta das 3h30, a família de Adriana Moura, agente de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio da Platina, recebeu a triste notícia de seu falecimento, aos 37 anos de idade, causado por dengue hemorrágica.

Dados do Boletim da Dengue semanal divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), atualizado na terça-feira, dia 21, apontam 1.319 casos confirmados de Dengue em Santo Antônio da Platina.

“Dri”, como era chamada carinhosamente, pelos familiares, amigos e colegas, trabalhou normalmente na última sexta-feira, dia 17, até às 13h. Ela chegou a se queixar que naquela manhã não estava se sentindo muito bem e que procuraria um médico. Ela fez exames particulares, com o resultado de “Dengue Reagente (DG)”. No sábado e domingo, não se teve informações sobre seu estado de saúde, conforme relataram algumas pessoas próximas a ela no trabalho.

Hospital de Londrina

Só que, na manhã de segunda-feira, Adriana Moura deu entrada no Pronto Socorro (PS) platinense com sinais de Alarme (DSA) e, na terça-feira, foi encaminhada para Londrina, já com sintomas de Dengue Grave (DG). Infelizmente, “Dri” não resistiu e veio a falecer na madrugada deste dia 22. “Ela foi uma grande guerreira, uma servidora muito comprometida com seu trabalho”, disse a Secretária Municipal de Saúde de Santo Antônio da Platina, Gislaine Galvão Inácio dos Santos.

Jornada dupla

Adriana também trabalhava no período da noite no conhecido Restaurante Grill Steak & Burger, de propriedade de Cris Paiola, que fica localizado na Rua Rui Barbosa, no centro de Santo Antônio e era muito querida por todos, assim como na Saúde, e considerada uma excelente cozinheira.

A reportagem esteve na residência de um familiar da agente, na manhã desta quarta-feira, e soube da confirmação da fatalidade.

O clima, como não poderia ser diferente, era de profunda consternação. O Velório de Adriana Berto de Moura Silva está sendo na Funerária Santo Antônio, na Avenida Oliveira Motta, no centro da cidade e, o sepultamento, ocorrerá nesta quinta-feira, dia 23, às 9 horas da manhã, no Cemitério Parque das Oliveiras, nas proximidades da Avenida Palma Rennó.

Deixa marido e filhas

Adriana Berto Moura foi Agente Comunitária de Saúde, estudou a graduação de Administração na Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi) e Pedagogia, também na mesma instituição. Era natural de Jacarezinho, mas, desde criança residia em Santo Antônio da Platina. Era casada com Márcio desde julho de 2003 e deixa duas filhas: Maria Eduarda (Duda) e Sara. Sua mãe é Luzia Berto.

Boletim semanal – O Boletim semanal da Dengue publicado pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa), do dia 21 de maio, última terça-feira, registrou 34.360 casos da doença e 47 mortes no Paraná. De acordo com o documento, o atual período epidemiológico, que teve início em julho de 2023, soma agora 324 mortes, 393.791 casos confirmados e 719.545 notificações.

Santo Antônio da Platina

Na manhã desta quarta-feira, 22, a reportagem conseguiu junto à Secretaria de Estado da Saúde, o Informe Epidemiológico nº 37, atualizado em 21 de maio, terça-feira, onde constam, que no município,  os números da Dengue são os seguintes: Notificações: 3.082. Prováveis: 2.848. Casos confirmados: 1.302, mais DAS: 15 e 2 DG, totalizando 1.319 casos, com 234 descartados e 570 investigados.

 

Botão Voltar ao topo