Política

Deputado Romanelli afirma que “custos do pedágio continuarão elevados”

Mas que os investimentos serão significativos na modernização dos principais trechos do sistema rodoviário paranaense

Da Redação/Assessoria

A repercussão foi imediata e negativa para o entendimento de um grande número de paranaenses do Norte Pioneiro que se manifestaram indignados com os valores anunciados das praças de pedágio do Lote 1 e Lote 2, na tarde da última terça-feira, dia 12 pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), administrados pela Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro.
O valor apresentado para a praça de Jacarezinho será de R$ 12,00, ao contrário dos R$ 9,30 anunciados no decorrer de 2023, porém, os números foram atualizados levando em conta a inflação. Quem passar pela praça de pedágio de Jaguariaíva, para veículos pequenos, de passeio, a taxa será de R$ 7,60.
Diante desta repercussão o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSD) afirmou na terça-feira, que a divulgação das novas tarifas de pedágio, que começarão a ser cobradas na próxima semana nos lotes 1 e 2, confirma a previsão de que os valores ficariam muito próximos daqueles praticados no final da antiga concessão, em novembro de 2021 e afirmou que: “os custos do pedágio continuarão em patamares elevados”, considerou.
Tem chamado a atenção dos paranaenses o valor anunciado para a praça e pedágio de São José dos Pinhais em R$ 22,50, apenas R$ 0,80 centavos a menos do que era cobrado em 2021, de R$ 23,30.
Para o deputado Romanelli “os pedágios vieram dentro daquilo que a gente imaginava, com preços parecidos com os da antiga concessão, com poucas exceções. A ANTT deliberou por uma correção de 15,75% sobre o preço que foi à leilão, cuja referência era outubro de 2021”, avaliou. Segundo ele, algumas tarifas divulgadas ficaram acima das projeções calculadas por sua assessoria técnica.
Caminhoneiros – Quem também vai sentir no bolso o impacto dos valores anunciados esta semana são os caminhoneiros. E Romanelli já se mostra preocupado com esta questão que entende ser complexa “porque onera a economia como um todo. O setor de cargas sofrerá um impacto significativo nesta nova concessão, pois agora não haverá aquele desconto automático para eixos comerciais, que chegava a 15%. Agora, vale a tarifa cheia para os caminhões”.
O deputado exemplifica a situação ao comparar o pedágio anterior na descida da Serra do Mar, para um caminhão de seis eixos, e a nova tarifa que será cobrada. “Antes esse caminhão de seis eixos pagava R$ 117,00 e agora vai pagar R$ 135,60. São valores retirados de tabelas oficiais”, destacou. Ele também citou que em São Luiz do Purunã, um veículo de seis eixos pagava R$ 53,40 e passará para R$ 52,20, uma diferença a menor de 2,3%.
Segundo Romanelli, o patamar das tarifas reflete a modelagem que foi construída, que exige investimentos significativos na modernização dos principais trechos do sistema rodoviário paranaense. “Agora o Paraná tem um contrato de concessão mais moderno, com obrigações objetivas e muito mais controle sobre as concessionárias. A expectativa é que o contrato seja efetivamente executado”, disse.
Cobrança antecipada – Outro ponto elencado pelo parlamentar é com relação a cobrança imediata das tarifas sem qualquer recuperação imediata das condições das estradas que estão muito ruins em vários trechos, principalmente no Norte Pioneiro. “Sempre foi anunciado pelos órgãos envolvidos que antes do início da cobrança do pedágio haveria uma completa recuperação da via, inclusive com nova sinalização. Isso não vai acontecer e as melhorias devem ser feitas ao longo do ano”, destacou Romanelli.
O usuário que for se deslocar até o litoral paranaense, a passeio, vai sentir um peso maior no bolso, pois com ida e volta pagará R$ 45 reais.

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