Capa

Norte Pioneiro tem 60% dos prefeitos com possibilidade de concorrer à reeleição

15 dos 25 municípios da região têm prefeitos ainda no primeiro mandato, portanto com chance de buscar uma segunda gestão

As eleições acontecerão em 6 de outubro – Foto: Arquivo/Elza Fiúza/AGr

Da Redação

O Norte Pioneiro tem 60% dos atuais prefeitos com possibilidades de disputar a reeleição. Em 15 dos 25 municípios que compõem a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) os gestores ainda estão na primeira gestão, portanto podendo concorrer novamente ao cargo.

São os casos dos prefeitos Edão, de Barra do Jacaré; Zé Carlos, de Figueira; Dudu, de Guapirama; Régis Willian, de Jaboti; Marcelo Palhares, de Jacarezinho; Ângelo Vigilato, de Japira; Reginaldo Vilela, de Joaquim Távora; Dionísio, de Pinhalão; Bonato, de Ribeirão Claro; Dartagnan, de Ribeirão do Pinhal; José Izac, de Santana do Itararé; Dr. Zezinho, de São José da Boa Vista; Germano, de Siqueira Campos; e Taidinho, de Wenceslau Braz.

Embora nem todos já tenham manifestado como pré-candidatos, a tendência é que, se não a totalidade, grande parte desses nomes esteja à disposição dos eleitores de seus respectivos municípios nas eleições de outubro deste ano para continuar à frente da administração local em um novo mandato.

Já nos municípios de Abatiá, Andirá, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Ibaiti, Jundiaí do Sul, Salto do Itararé, Santo Antônio da Platina, Quatiguá e Tomazina os atuais prefeitos encerram em 2024 o ciclo de oito anos como gestores, após serem eleitos e reeleitos, não podendo assim concorrer ao cargo no pleito deste ano.

Entre os três municípios com maior população da região, apenas Jacarezinho tem a possibilidade de manutenção do atual gestor, Marcelo Palhares. Já Santo Antônio da Platina e Ibaiti, com Professor Zezão e Dr. Antonely, respectivamente, haverá obrigatoriamente mudança na chefia do Poder Executivo.

O calendário eleitoral deste ano prevê a realização das convenções partidárias, quando serão efetivamente definidos os candidatos, entre 20 de julho e 5 de agosto. Os registros das candidaturas devem ser feitos até o dia 15 de agosto, enquanto a campanha eleitoral começa no dia seguinte, 16 de agosto. As eleições acontecerão em 6 de outubro.

Experientes

Alguns dos atuais prefeitos que podem concorrer à reeleição já estiveram em outras gestões anteriores como prefeitos, porém não de forma consecutiva. São os casos de Edão (Barra do Jacaré), Dudu (Guapirama), José Isac (Santana do Itararé), Dartagnan (Ribeirão do Pinhal) e Taidinho (Wenceslau Braz), todos já com experiências como prefeitos de seus municípios em gestões antes de 2016, mas que retornaram à política e foram eleitos em 2020.

Botão Voltar ao topo