Saúde

Secretaria de Saúde adverte para prevenção de ISTs durante o CarnavalSecretaria de Saúde adverte para

Saúde alerta para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis – Foto: SESA

Da Redação com AEN

A Sesa alerta sobre a prevenção de ISTs, especialmente durante o Carnaval. Distribuídos para os 399 municípios, 840 mil preservativos, 100 mil géis lubrificantes, 4,5 mil autotestes de HIV e 32,5 mil testes de HIV/Sífilis e hepatites virais reforçam os cuidados.

No último ano, 2.243 novos casos de HIV e 834 de Aids foram identificados no Paraná. O secretário de Saúde, Beto Preto, enfatiza a importância de desfrutar do feriado com segurança.

A PrEP e a PEP são métodos de prevenção específica do HIV disponíveis no SUS. A diretora de Saúde, Maria Goretti David Lopes, destaca a eficácia da prevenção combinada.

Além das ISTs, a Sesa orienta sobre a Mpox. Em 2022, 296 casos foram registrados e, em 2023, 45 diagnósticos. A utilização de preservativos e a vacinação são recomendadas pela OPAS.

A vacina contra a Mpox está disponível para grupos específicos. Em caso de suspeita, é indicado procurar um serviço de saúde e solicitar um teste, ressalta Mara Franzoloso.

Em 2023, o Paraná recebeu certificações do MS pela eliminação da transmissão vertical de HIV e Sífilis. O reconhecimento aconteceu após cumprir todas as metas estipuladas.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!