O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu), enviou ofício ao presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), para que ele tome providências a fim de defender os deputados e deputadas petistas e de esquerda, das informações falsas propagadas pelos parlamentares Gustavo Gayer (PL-GO) e Julia Zanatta (PL-SC) à Embaixada dos Estados Unidos da América. Além de sugerir uma investigação do caso, Zeca defende que os bolsonaristas sejam responsabilizados pelos eventuais crimes.
Os deputados, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, enviaram à Embaixada dos EUA em Brasília, ofício em que veiculam “informações sobre apoiadores de grupos terroristas no Brasil que visitam os EUA”, em que apontam, dentre os supostos apoiadores, parlamentares filiados ao Partido dos Trabalhadores e a outras agremiações partidárias, sobretudo da esquerda.
Zanatta ainda gravou e publicou vídeo em que sugere o cancelamento de vistos americanos de deputados do PT, do PCdoB, do PSOL e do PSB, listados nominalmente, que supostamente estariam apoiando as ações do Hamas.
“Trata-se de condutas extremamente reprováveis, indecorosas e inadmissíveis, que expõem, por meio de aleivosias gratuitas e injustificáveis, colegas parlamentares como criminosos (apoiadores de terrorismo) para uma Nação estrangeira, com o claro propósito de ofendê-los e constrangê-los, na tentativa de torná-los, de acordo com a legislação dos Estados Unidos, cidadãos proscritos naquela Nação e em países aliados, conforme seus instrumentos diplomáticos”, escreveu o líder do PT no documento.
Providências
Zeca Dirceu solicita que a Câmara dos Deputados adote medidas institucionais para defender os parlamentares ofendidos no exercício da função parlamentar, inclusive fazendo as gestões pertinentes junto ao Governo dos Estados Unidos da América (via Embaixada em Brasília).
Ele também requer que a Presidência oficie à Corregedoria da Câmara para que ela adote todas as medidas legais a fim de investigar, do ponto de vista ético, os dois bolsonaristas, além de serem responsabilizados pelos eventuais crimes.
(Assessoria de Comunicação da Liderança do PT na Câmara dos Deputados)