Capa

NORTE DO PARANÁ – Gaeco e PM prendem 19 pessoas em operação contra o crime organizado 

Investigações apuraram tráfico de drogas, usura e outros crimes

Redação com MPPR

As Promotorias de Justiça de Bandeirantes e o Núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, com apoio do 18º Batalhão de Polícia Militar e do Setor de Operações Especiais da Polícia Penal do Paraná, cumpriram nesta terça-feira, 17 de outubro, 19 mandados de prisão temporária e 25 de busca e apreensão em Bandeirantes, Andirá, Rolândia, Cornélio Procópio e Londrina, no Norte paranaense, e em uma penitenciária de Presidente Venceslau (SP). As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da Vara Criminal de Bandeirantes.

Entre os endereços em que foram cumpridos os mandados estão as cadeias públicas de Bandeirantes e Cornélio Procópio e três presídios: Penitenciária Presidente Venceslau II, Penitenciária Estadual de Londrina – I e Penitenciária Estadual de Londrina – III. Dos 19 mandados de prisão, sete referem-se a pessoas já presas.

As investigações começaram em 2022, para apurar a prática dos crimes de organização criminosa, associação para o tráfico, tráfico de drogas, usura, fábrico ou adulteração de bebidas alcoólicas, furtos e posse irregular de armas de fogo, entre outros. Verificou-se a existência de uma célula de organização criminosa em Bandeirantes e região, cujos membros integrariam subnúcleos autônomos voltados ao tráfico ilícito de drogas e outros crimes.

A operação desta terça-feira resultou na prisão de 19 pessoas, sendo 12 em Bandeirantes, três em Cornélio Procópio, duas em Andirá, uma em Rolândia e uma em Londrina. Também foram apreendidos drogas, armas de fogo, munições, dinheiro e outros objetos relacionados aos crimes investigados.

O Gaeco e a Polícia Militar continuam as investigações para identificar e responsabilizar outros envolvidos na organização criminosa.

Detalhes da operação

A operação foi denominada “Arapuca” e contou com a participação de cerca de 100 policiais militares. As equipes cumpriram os mandados de busca e apreensão em residências, comércios e veículos.

Nas buscas, foram apreendidos 10 quilos de maconha, 500 gramas de cocaína, 10 armas de fogo, munições, dinheiro e outros objetos.

Os presos foram encaminhados à Cadeia Pública de Bandeirantes, onde permanecerão à disposição da Justiça.

CRÉDITOS: Divulgação/MPPR

Botão Voltar ao topo