Geral

PROTEÇÃO DE NASCENTE – Ação ambiental mobiliza autoridades e comunidade em Santo Antônio da Platina

Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Paraná e GAEMA lideram esforços para revitalizar e preservar recursos hídricos

Luiz Guilherme Bannwart – Tá No Site

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Paraná, em parceria com o GAEMA – Grupo Especializado na Proteção ao Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, promoveu nesta quinta-feira (21) uma importante Ação Ambiental no município de Santo Antônio da Platina/PR. O evento, que teve o objetivo de preservar e revitalizar as nascentes da região, contou com a presença de diversas autoridades e membros da comunidade local.

O evento foi dividido em duas etapas. Na primeira parte, realizada pela manhã na Câmara Municipal, ocorreu a exposição do Plano Setorial de Ação “Nascente Viva”, do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (GAEMA) – Regional Santo Antônio da Platina, e do Programa Estadual de Proteção de Nascentes, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB).

Na segunda etapa, os participantes se deslocaram para o campo, no sítio Pica Pau, localizado no bairro Água Branca. Lá, as atividades incluíram a cobertura da nascente, utilizando a técnica à base de solo-cimento, seguida pelo plantio de mudas de árvores pelas autoridades presentes. Além disso, foi realizada a exposição de um modelo de fossa séptica, demonstrando práticas sustentáveis de saneamento.

Entre as autoridades presentes estavam prefeitos e vices, vereadores, representantes da Polícia Ambiental, do Instituto Água e Terra (IAT) e promotores de Justiça. Durante o evento, foram exibidos vídeos do Procurador-Geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacóia, da Itaipu Binacional, do governador Ratinho Junior e do Secretário Estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, destacando a importância do tema para a preservação ambiental.

Os convidados que fizeram uso da palavra enfatizaram a relevância da iniciativa e a necessidade de ações conjuntas para a proteção das nascentes. Dentre eles, destacam-se o prefeito de Santo Antônio da Platina, José da Silva Coelho Neto, o Professor Zezão; Luiz Henrique Germano, presidente da Amunorpi e prefeito de Siqueira Campos; e Amin José Hannouche, presidente da Amunop e prefeito de Cornélio Procópio.

A organização do evento agradeceu à Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Platina, à Prefeitura, ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, ao Instituto Água e Terra (IAT) pela doação das mudas de árvores, às Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, em especial à Secretaria de Santo Antônio da Platina, na pessoa do secretário Luiz Carlos da Silva, e a todos os integrantes das Vigilâncias Sanitárias dos Municípios e demais envolvidos na proteção das nascentes e no plantio de mudas. A imprensa também recebeu agradecimentos pelo apoio na divulgação do evento.

A promotora de Justiça Kele Cristiani Diogo Bahena e o Gerente Regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Maurício Castro Alves, coordenaram os trabalhos do Dia de Ação Social, reforçando o compromisso das instituições envolvidas com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região.

Botão Voltar ao topo