Newton Bonin começou sua vida política filiado ao Partido Democrático Cristão, na década de 1980, depois foi para o PDT de Brizola e por fim para o União Brasil. Recentemente, se filiou ao Republicamos
Gladys Santoro
O Jornal Tribuna do Vale recebeu nesta manhã, quinta-feira, 9, a visita do pré- candidato a deputado federal, o empresário Newton Bonin, dono de uma das marcas de cosméticos mais famosas do País, a Beautycolor, com sede na região metropolitana de Curitiba.
Bonin já foi candidato em 2022, ficou para suplente e na mesma gestão assumiu o mandato por quatro meses enquanto o titular precisou se licenciar. O gosto pela política já existia há muitos anos, mas Bonin achava que precisava esperar o momento certo de passar o comando da empresa para seus filhos. “Houve uma época em que cheguei a ser convidado e quase aceitei, mas sou um homem de negócios e sei esperar a hora certa.

Naquela época, meus filhos não estavam ainda preparados, então recusei. Em 2022, tentei, mas fiquei como suplente. Os quatro meses que assumi foram intensos. Logo de cara participei da comissão de agricultura e da indústria e comércio. Também fiz parte de audiências públicas que investigavam a queda de uma aeronave que vitimou 61 pessoas.
Os familiares das vítimas acabaram sendo indenizados, e a legislação que rege a aviação endureceu as regras para autorizar um avião levantar voo. Tudo isso para mim foi a experiencia que faltava para que eu encontrasse na politica um meio de ajudar as pessoas”, disse.Agora, o empresário quer ter uma nova oportunidade para conseguir uma cadeira na Câmara dos Deputados e colocar sua experiencia de vida, de empresário, de produtor rural, de agropecuarista, de marido e de pai de 5 filhos à disposição de seu mandato.Newton Bonin começou sua vida política filiado ao Partido Democrático Cristão, na década de 1980, depois foi para o PDT de Brizola e por fim para o União Brasil.

Recentemente, se filiou ao Republicamos. Força de Trabalho hoje, politicamente, Bonin se considera um político com força d trabalho. Eu acredito na força do trabalho. Sinto que posso contribuir muito para meu Pais. Para minha pré – campanha aqui na região, conto com a assessoria do Guilherme Muniz, também quero fazer dobradinha com o deputado estadual Denian Couto na região e pretendo visitar os mesmos municípios que ele”, disse. Segundo ele, sua pré-campanha tem que ser próxima aos eleitores. “Quero estar perto deles, aquele negócio de olho no olho. Tenho ficado dois dias em Curitiba, depois – nas quartas, quintas e sextas-feiras – vou para o interior”, avisou. Para Bonin, o Brasil tem jeito.
“Temos um pais maravilhoso, me orgulho de ser brasileiro. Fui um menino pobre e se o Brasil não fosse a terra das oportunidades não seria hoje um empresário com uma marca reconhecida internacionalmente. Vejo todo dia meu vizinho que tem um sítio trabalhando arduamente, com uma jornada diária enorme, mas seu trabalho intenso possibilitou que ele formasse seus três filhos em medicina. Um País desse, que tem trabalhadores assim, não pode dar errado. O Brasil está em primeiro em lugar em exportação de soja, de café, carne suína, bovina, frango, laranja, mel, minério de ferro. Temos o império do sol. Podemos fazer três culturas no ano. Temos aqui o aquífero Guarani, o Amazônico para matar sede do planeta por mais 250 mil anos. Temos que acabar as mazelas políticas”. “Só tem uma forma de limpar a represa. Colocando água nova”, concluiu.



