Bruna Luquez/Assessoria
Os municípios da 19ª Regional de Saúde iniciaram, na segunda-feira (27), a campanha de vacinação com a dose bivalente da vacina contra a Covid-19. Para a primeira fase, sem data final prevista, a Regional recebeu o total de 5.448 doses, já encaminhadas para as secretarias municipais de Saúde.
De acordo com a orientação da Secretaria do Estado da Saúde do Paraná, os vacinados com esquema primário completo, ou seja, duas doses monovalentes, poderão, após quatro meses desde a última dose, ser imunizados com a vacina bivalente; imunizados com as quatro doses também poderão tomar a bivalente como reforço. No entanto, quem não completou o primeiro esquema de vacinação de, pelo menos, duas doses monovalentes, deverá completá-lo e, apenas após quatro meses, poderão ser imunizados na nova campanha.
Durante a primeira fase, poderão ser imunizados os idosos com mais de 70 anos; pessoas que vivem em instituições de longa permanência, a partir de 12 anos, abrigados e seus trabalhadores; imunocomprometidos a partir de 12 anos; indígenas, quilombolas e ribeirinhas a partir de 12 anos de idade; gestantes que estiverem no terceiro trimestre de gestação.
A responsável pela imunização da 19ª Regional de Saúde, Patrícia Cristina de Oliveira, explica que os municípios poderão avançar na vacinação de acordo com a disponibilidade de imunizantes, aceitação da população, ritmo de vacinação e situação epidemiológica. “A partir do momento em que não houver mais busca pelo público-alvo da Fase 1, o município, caso tenha vacinas em estoque, poderá baixar a idade, algo que não aconteceu nas campanhas anteriores, pois era necessário esperar que todos os municípios atingissem a meta de vacinação”, finaliza.
O diretor da 19ª Regional de Saúde, Marcelo Nascimento, observa que, com o desaceleramento da pandemia, muitas pessoas deixaram de completar o esquema vacinal, o que, de certa forma, representa perigo. “A vacinação contra a Covid-19 trouxe segurança à população, mas, ainda assim, é importante que nos mantenhamos atentos à cobertura vacinal. A vacina bivalente representa uma proteção completa contra o coronavírus, desde a primeira cepa até a ômicron e suas variantes” completa.
Dos 22 municípios que fazem parte da 19ª Regional de Saúde, 20 iniciaram a nova campanha no dia 27 de fevereiro. A recomendação é que a população acompanhe as informações divulgadas pelas secretarias municipais de saúde.