10 iniciativas de Educação Ambiental são vencedores
A Solenidade de entrega do Prêmio #EuSouParanapanema, realizada em Londrina/PR, no dia 17 de novembro, foi marcada pela emoção. Durante a cerimônia, os finalistas da 1ª edição do Prêmio conheceram os resultados da votação popular que somaram mais 31 mil votos. Vale destacar, que todos os projetos são relevante para a Bacia e contribuem para a gestão de recursos hídricos, os ganhadores se destacaram na mobilização feita para a votação popular, garantido os resultados apresentados.
O Prêmio tem como objetivo aproximar setores da sociedade ao Comitê e valorizar os trabalhos feitos em prol da Bacia Hidrográfica. Ele será realizado a cada dois anos e, nesta 1ª edição, a premiação visou reconhecer às iniciativas de Educação Ambiental desenvolvidas no âmbito da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.
Com a presença do Superintendente de Regulação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Marco Neves, e toda a Diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), idealizadora e executora da premiação, foi ressaltado a importância das ações de Educação Ambiental e a valorização destas ações, já que apoiam a comunidade na busca do conhecimento e de práticas mais sustentáveis.
Conheça os ganhadores da 1ª Edição do Prêmio #EuSouParanapanema
Categoria Poder Público
Modalidade – Capacitação e visita técnica
· Prefeitura Municipal de Timburi/SP – Limpeza do Rio Paranapanema: a Prefeitura Municipal de Timburi/SP realiza anualmente a limpeza do Rio Paranapanema. A ação, que acontece desde 2010, é divulgada por meio de cartazes para a mobilização de toda a população, conta com voluntários e recursos da Prefeitura Municipal para o combustível das embarcações, alimentação do pessoal e recolhimento dos resíduos retirados das águas do Paranapanema. Em 2021, por convite da Prefeitura de Timburi, a ação contou com a participação dos municípios de Ipaussu e Bernandino dos Campos, com o objetivo de tornar o projeto regional. 500 kg de resíduos foram retirados, por meio de 20 embarcações, e levados para reciclagem e descarte corretos.
Categoria Poder Público
Modalidade – Comunicação
· Prefeitura Municipal de Ibirarema/SP – Execução do Plano Municipal de Educação Ambiental: estabelecer um processo de educação ambiental humanista, democrática e participativa, formal e não-formal, foi o objetivo da criação e implementação do Programa de Educação Ambiental de Ibirarema/SP. Devido à pandemia, as ações iniciais focaram nas mídias e redes sociais da Municipalidade, com sua utilização nas unidades escolares e divulgação em eventos promovidos pelo Município. O resultado obtido no primeiro ano foi o alcance de cinco escolas municipais que possuem, aproximadamente, 835 alunos e 50 professores. Houve também a criação do Portal Ambiental no sítio eletrônico do Município, demonstrando as ações ambientais realizadas referente ao Programa Município VerdeAzul, ciclo 2021, abordando em conjunto as diretivas Gestão das Águas (GA) e Esgoto Tratado (ET). Foram realizadas 10 publicações no ano de 2021, referente à gestão municipal de recursos hídricos.
Categoria Usuários de Água
Modalidade – Eventos, Seminários, Workshops e Exposições
• Klabin S.A. – Programa Klabin Caiubi: o Programa Klabin Caiubi deu início em 2001 no estado do Paraná, proporcionando aos educadores conhecimento e informações sobre questões ambientais. As escolas são convidadas a participarem do Programa através da Secretaria de Educação de cada município. As edições têm um tema escolhido após análise das necessidades locais. A duração anual do Programa é dividida em três etapas, sendo elas: 1ª etapa – especialistas compartilham seus conhecimentos com os educadores e orientam através de atividades práticas e teóricas a melhor forma de trabalharem em sala de aula o tema escolhido; 2ª etapa – educadores abordam em sala de aula o tema da capacitação colocando em prática ideias e projetos com os estudantes. Essa etapa varia conforme o calendário escolar e a disponibilidade da escola; e 3ª etapa – por meio de uma mostra ambiental os estudantes compartilham com outras turmas, familiares e comunidade seus aprendizados e as atividades desenvolvidas durante o projeto. Nos anos de 2019 a 2022 no estado do Paraná e São Paulo foram impactados 272 escolas, 690 professores e 9374 estudantes.
Categoria Usuários de Água
Modalidade – Capacitação e visita técnica
· Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) – Capacitação “Rios e Suas Cidades: Um Novo Olhar”: com o objetivo de capacitar professores da rede municipal e privada para o desenvolvimento de ações de educação que discutam as problemáticas socioambientais ligadas aos rios urbanos nas bacias hidrográficas em que estão inseridos, articulando as questões socioambientais aos conteúdos curriculares, foi desenvolvida a Capacitação Rios e Suas Cidades: Um Novo Olhar, promovida pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Foram realizados dois cursos, divulgados em todos os municípios da bacia do Rio Paranapanema, com carga horária total ofertada de 16 horas e participação de 134 professores do ensino fundamental, de 18 municípios que atingiram aproximadamente 4020 alunos. Também foram produzidas e entregues 6700 cartilhas aos professores participantes do curso. Houve, ainda, visita síncrona às unidades operacionais, possibilitando a compreensão dos processos de tratamento de água e esgoto, bem como seus benefícios para a saúde pública e manutenção da qualidade dos recursos hídricos.
Categoria Usuários de Água
Modalidade III – Comunicação
· Grupo Maringá – Vida na Água: o Dia Mundial da Água é uma data que compõe a agenda ESG do Grupo Maringá. Em 2022, a atuação teve um foco especial para promover a educação ambiental dos públicos internos e externos em relação às águas dos rios. Internamente foi promovido o concurso de desenho com os filhos dos colaboradores de até 10 anos com o Tema Rio. Houve, ainda, a elaboração e divulgação de uma cartilha com informações sobre os rios que circunvizinham as unidades (Paranapanema, Ribeirão Ourinhos, Jacarezinho, Itararé, Pirituba, Taquari e Tocantins). Externamente, foi produzida uma sequência de quatro vídeos para o Instagram falando dos Rios que circunvizinham as unidades do Grupo, além de disponibilizar uma aula no Youtube – ponto de destaque da campanha, em que foi produzido um vídeo educativo gravado com os colaboradores das unidades falando da importância de cada rio e dicas de como usar bem a água. A ação alcançou o recorde do Grupo em impressões no Instagram, com 14,9 mil e 910 visualizações do vídeo.
Categoria Entidades Civis
Modalidade – Capacitação e visita técnica
· Rio Pardo Vivo – Repovoamento do Rio Pardo: o projeto de Repovoamento, desde sua criação no ano de 2010, fez a introdução de dois milhões e 600 mil novos peixes nativos, contribuindo com a melhora ambiental da fauna aquática de toda a bacia hidrográfica do Médio Paranapanema. Os eventos de repovoamento são anuais e realizados nas datas de comemorações ambientais, sendo que o evento em destaque foi realizado no dia 21 de março de 2019, na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo/SP, em comemoração ao Dia Mundial da Água e Dia do Rio Pardo, contando com a presença de 400 alunos de escolas públicas e particulares.
Categoria Entidades Civis
Modalidade – Comunicação
· Grupo do Meio Ambiente Paroquial da Paróquia Sta Isabel de Portugal de Maringá – Grupo do Meio Ambiente Paroquial: a ação do Grupo do Meio Ambiente Paroquial da Paróquia Sta Isabel de Portugal (GMAP) ocorre desde 2017, atuando na área de preservação permanente do fundo de vale e do córrego Nazareth/Ribeirão Maringá, que fazem parte da bacia do Piraponema. A exposição na praça da Matriz, ação de Educação Ambiental, teve o objetivo de conscientização do cuidado com o meio ambiente: NOSSA CASA COMUM, houve ainda a confecção e distribuição de folders sobre o meio ambiente, junto à comunidade, Escolas e CMEIS. A partir das ações de educação ambiental do GMAP, notou-se uma crescente conscientização da comunidade paroquial, no sentido de ter um olhar atento ao meio ambiente. A partir destas ações, a imprensa também atuou na divulgação das ações como modelo a ser seguido.
Categoria Instituições de Ensino
Modalidade – Capacitação e visita técnica
· Universidade Estadual de Maringá/PR – SOS Riachos: com uma equipe multidisciplinar (arquitetura, artes cênicas, biologia, comunicação, design, ecologia, economia, geografia, psicologia) e multi-institucional (UEM, UTFPR, associações de bairros, escolas, Instituto BiodiverCidade etc.) o projeto SOS Riachos elaborou ações que ocorreram, principalmente, no ensino fundamental público. Foram realizados jogos teatrais em 23 escolas. Além disso, ações abrangeram outros públicos (mostras científicas em parques e igrejas, palestras em aulas, disciplinas, divulgação em mídias, artigos e cartilhas). Os impactos e a repercussão instigaram a criação de um projeto irmão no município de Campo Mourão, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná: Projeto Rio do Campo Limpo; e de um Programa municipal pela Prefeitura de Maringá, Rio Limpo.
Categoria Instituições de Ensino
Modalidade – Comunicação
· E.E. Ivens Vieira (Angatuba/SP) – Ivens Verde: a ação de educação ambiental IVENS VERDE desenvolvida na unidade escolar em Angatuba/SP, foi idealizada durante a pandemia, no ano de 2020, em que foi desenvolvido um trabalho inicial de revitalização da área verde atrás dos blocos de sala de aula atuais, sendo inserido diversas espécies vegetais, além de construir um painel em concreto onde se intitulou com o nome da ação/projeto. Nesse processo foi planejado possíveis formas de se trabalhar conceitos ligados à ecologia e às características ecológicas da região junto à participação dos estudantes. Foi produzido diversos materiais audiovisuais sobre Educação Ambiental e trabalhado em sequência didática junto ao currículo escolar nos bimestres seguintes, sendo aplicados atualmente como material de apoio didático e divulgação.
Categoria Imprensa
Modalidade – Comunicação
· Jornal 360 (Santa Cruz do Rio Pardo/SP) – Matérias e Encartes: o Jornal 306 tem produção de conteúdo que expressa as ações do Movimento Rio Pardo Vivo, que acontece sob a liderança da ONG Rio Pardo Vivo. As reportagens abordando a luta pela preservação do Rio Pardo ocorrem desde 2012 e permanecem em evidência no jornal através de matérias e encartes. O objetivo é conscientizar as populações que dependem das águas do Rio Pardo, convocar autoridades a tomarem as atitudes cabíveis para proteção do rio e naturalmente evitar que seja alvo de ações de degradação.