Política

Eleições: renova-se a esperança com o desenvolvimento do Brasil

Engenheiro Civil Ricardo Rocha, presidente do Crea-PR

Estamos, mais uma vez, na reta final de um período eleitoral, onde juntos, vamos eleger quem representará nossos desejos, sonhos, projetos e desafios para governar o país e o Estado no caminho que queremos. Estamos a menos de 10 dias para as eleições em que definiremos o presidente da República e governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Ano importante para determinarmos os rumos da política brasileira e também, por parte do Sistema Confea/Crea, de contribuir, novamente, com a sociedade.

As eleições 2022 carregam muitas marcas importantes para nosso período democrático e história nacional: no ano em que celebramos o bicentenário da independência brasileira, nos deparamos com um desafio eleitoral e tecnológico de garantirmos a segurança de dados, de sairmos de problemas sociais, de combatermos fake news, de colocarmos em prática o voto consciente e refletirmos no processo eleitoral sobre que Estado e país nosso voto ajudará a construir.

Vale acrescentar ainda aquele que, talvez, seja o maior desafio deles: o de cada cidadão e cidadã, eleitores brasileiros, reconhecerem a importância e consciência do envolvimento efetivo no processo eleitoral, de se reconhecerem como agentes transformadores da realidade que os cerca, afeta e conduz. Cada um de nós carrega a missão de pensar e analisar, criticamente, como nossa decisão em 2 de outubro, contribuirá para o projeto de nação que almejamos, todos os dias. A eleição é nosso Dia D para cidadania responsável e atuante.

Sem dúvidas, nosso papel social e político não se resume apenas a esse período eleitoral cujo produto final é o voto. Muito pelo contrário: ao digitarmos nas urnas e concretizarmos nossa escolha política, se inicia a caminhada como agentes fiscalizadores e agregadores de políticas públicas ao acompanharmos de perto, nos interessarmos e mantermos atentos aos passos dados por aqueles que nos representam.

Neste sentido, o Crea-PR tem desempenhado muito bem seu papel. De forma constante, buscamos e propomos soluções inteligentes voltadas à segurança e ao desenvolvimento pleno da sociedade. Para isso, não nos faltam exemplos práticos, como o Programa Agenda Parlamentar – O Paraná em Debate, que leva, há mais de 20 anos, a contribuição dos profissionais em apoio aos gestores públicos, diagnosticando situações e propondo soluções na implantação de políticas públicas, nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências.

Essas ações, demonstram sim, o papel importante de nossa autarquia e de instituições comprometidas com o desenvolvimento local, regional, estadual e nacional. Mas, de modo algum, elas substituem ou preenchem o espaço de cada cidadão na construção da história política e social de sua nação. Estamos a poucos dias das eleições com uma grande parcela da sociedade indecisa sobre suas escolhas. Precisamos, mais do que nunca, do protagonismo de eleitores e eleitoras, jovens e idosos, homens e mulheres para uma presença massiva e consciente do papel de cada um. Está em nossas mãos o poder de eleger

Botão Voltar ao topo