Geral

Romanelli convida para 12ª Frutfest em Carlópolis

Assessoria

O deputado Luiz Claudio Romanelli destacou nesta quarta-feira, 30, a realização da 12ª Frutfest – a maior feira do gênero no Paraná – entre os dias 6 e 10 de setembro na Ilha Ponciano em Carlópolis, cidade do Norte Pioneiro com expertise na produção de frutas no estado. “Além de movimentar as cidades da região, a cada edição a Frutfest se destaca em nível nacional. É um reconhecimento pelo trabalho inovador dos agricultores de Carlópolis”, afirmou.

Esta edição da feira é a segunda depois de suspensa por dois anos devido a pandemia. “A Frutfest destaca a produção de frutas do Norte Pioneiro. Carlópolis é o maior produtor de goiaba do Paraná, responsável por quase 77% da produção estadual, e produz ainda café, morango, carambola, abacate, pitaya, figo-da-índia e lichia”, disse Romanelli ao apontar levantamento da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

“A feira que ganhou expressão, além do Norte Pioneiro, atrai visitantes de cidades paulistas e é uma boa opção de lazer, turismo, movimenta o comércio e gera empregos. Além disso, tem oficinas e painéis que procuram orientar como melhorar a produção de frutas”, completa.

A Frutfest, segundo Romanelli, é uma referência nacional como Carlópolis, que colocou o Paraná no mapa do mundo quando o assunto é qualidade da goiaba.”Com a união de esforços, o município criou um ciclo virtuoso com a fruticultura. Diversificou a produção rural e abriu mais oportunidades de emprego e renda”.

Produção – Romanelli destaca ainda que Carlópolis produz a goiaba durante todos os meses em 390 hectares de cultivo com potencial de produção de 23 mil toneladas por ano. “A feira evidencia toda essa potência de produção da fruticultura da cidade”.

A feira terá ainda rodeio em touros e cavalos e shows. Além de painéis e oficinas, o espaço da Frufest na Ilha do Ponciano terá ainda praça de alimentação, estacionamento, camarotes com balada exclusiva, parque de diversões e cavalgada.

O prefeito Hiroshi Kubo (PSD) disse que a feira retorna como principal evento do Norte Pioneiro. Kubo destaca que frutas produzidas em Carlópolis ganharam o mercado interno e internacional – com destaque para São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, e para Europa e Oriente Médio – com a certificação de Indicação Geográfica e o selo Global G.A.P. (Global Agricultural Practices).

A partir de 2021, os produtores incluíram carambola, abacate, pitaya, figo-da-índia e lichia na lista de frutas com o selo Global G.A.P. Já a qualidade da produção de café de Carlópolis é destaque no País. A cidade produz atualmente 10,4 mil toneladas do grão por ano, espalhados por cerca de 5 mil hectares.

Botão Voltar ao topo