Saúde

Secretaria de Saúde realizou mutirão de exames de Doppler

Pacientes aguardavam até dois anos pelo atendimento médico

Assessoria

O exame de Doppler, ultrassom que avalia o fluxo sanguíneo em tempo real, é essencial para a saúde vascular e outras especialidades. Em Santo Antônio da Platina, o serviço passa por uma importante ampliação, cumprindo mais um compromisso da gestão 2025/2028, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já no primeiro ano de mandato.

Também se leva em conta que emenda impositiva do Vereador Odemir Jacob (Breno) destinou R$ 105.000,00 para a realização de exames Eco Doppler. Outros vereadores também destinaram emendas impositivas para outras ações da Saúde que serão apresentadas nos próximos dias.

Ampliação de atendimentos

Em novembro foi realizado na Unidade de Atendimento Especializado em Saúde – local que ficou fechado por mais de oito anos – um mutirão para atendimento à população com os profissionais médicos Yuri David Lexhinewski, especialista em Ultrassonografia Geral com mais de 40 exames; e Mário Rodrigues Árias – vascular com 18 anos de atuação – tendo realizado no período, 30 exames por dia em três datas, via atendimento do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi) itinerante em parceria com a Prefeitura (Gestão 25/28).

Cada exame leva, em média, 20 minutos para ser concluído, incluindo a emissão do laudo. Segundo o especialista, muitos pacientes relataram estar na fila há anos. “Tem gente que nem lembra quando o exame foi solicitado”, disse Árias.

A técnica em enfermagem Thalita acompanhou o atendimento do mutirão no último dia 28.

Fluxo de encaminhamento

A coordenadora da Unidade de Atendimento Especializado, Lorena Gonçalves Nadalete, reforçou que a porta de entrada para o exame é a Unidade Básica de Saúde (UBS). O paciente é avaliado pelo clínico geral, que faz o encaminhamento para a especialidade vascular. Ela destaca que o número de exames não corresponde necessariamente ao número de pacientes, já que alguns precisam de mais de um procedimento. No mutirão foram realizados exames arteriais e venosos de membros inferiores.

O Doppler detecta obstruções, estreitamentos, coágulos, varizes e outras anomalias, sendo utilizado para avaliar pernas, carótidas, rins, mamas e tireoides.

Lorena Nadalete disse ainda que neste mês de dezembro os dois médicos, Mário e Yuri, voltam ao atendimento normal, nas especialidades vascular e ultrassom geral, respectivamente.

Botão Voltar ao topo