Destaques

Carreta Saúde da Mulher já está em Conselheiro Mairinck

Foto: AEN

SAÚDE DA MULHER

A iniciativa integra o Paraná Rosa 2025, campanha estadual de prevenção e cuidado com a saúde da mulher, que conta com ações culturais, esportivas e educativas em diversas regiões do Estado

Gladys Santoro – Agencia Estadual

Foto: Valquir Kiu Aureliano

Já chegou, conforme agendado, a carreta Saúde da Mulher em Conselheiro Mairinck. O veículo, todo equipado para exames ficará na cidade até o dia 11 deste mês e também atenderá moradoras de Guapirama, Jaboti, Japira, Pinhalão e Santana do Itararé. Estão previstos a realização de cerca de 1.8 mil exames preventivos.

Os atendimentos já foram agendados prelas secretarias municipais de Saúde dos municípios beneficiados e a carreta permanecerá na Praça Otacílio Ferreira, na rua XV de Novembro, 545. As mulheres serão atendidas de segunda a sexta-feira, das 8h as 19 horas e no sábado, das 8h as 17 h

Os exames disponíveis são: mamografia bilateral para rastreamento (50 a 74 anos), mamografia diagnóstica, coleta de material do colo do útero (Papanicolau, 25 a 64 anos), além de ultrassonografia transvaginal, de mamas e de tireoide.

Sesa

 O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, disse que a ação busca facilitar o acesso das mulheres aos exames preventivos e agilizar o diagnóstico precoce, permitindo o início rápido de eventuais tratamentos. As pacientes que realizarem ultrassonografias receberão o resultado na hora, enquanto os laudos de mamografia e citopatologia poderão ser acessados online em até 15 dias.

Após Conselheiro Mairinck e as cidades do entorno, a Carreta seguirá para Primeiro de Maio, Colorado, Santo Antônio do Caiuá, Mariluz, Bela Vista da Caroba, Nova Laranjeiras, Marquinho, Palmas, Lapa e Morretes, totalizando 13 paradas em 58 municípios e a expectativa de 18 mil atendimentos até dezembro.

A iniciativa integra o Paraná Rosa 2025, campanha estadual de prevenção e cuidado com a saúde da mulher, que conta com ações culturais, esportivas e educativas em diversas regiões do Estado.

Botão Voltar ao topo