
Em entrevista concedida ao JRDiário nesta quarta-feira (17), a prefeita de Quatiguá, Izilda Rodrigues, falou sobre temas que recentemente ganharam repercussão nas redes sociais e na coluna Primeira Impressão, do jornalista Alan Junior Queiroz.
De forma respeitosa e transparente, a chefe do Executivo municipal respondeu às indagações apresentadas, ressaltando seu compromisso com a verdade, a legalidade e o desenvolvimento da cidade. Durante a conversa, a prefeita também destacou que está à disposição de toda a população quatiguaense para ouvir demandas, esclarecer dúvidas e buscar soluções conjuntas.
Sem fugir de nenhum questionamento, a chefe do Executivo foi clara: não aceita inverdades, distorções ou acusações sem fundamento.
SOBRE OS SUBSÍDIOS DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS
Ao ser questionada sobre os vencimentos dos secretários, a prefeita foi enfática ao afirmar que o último aumento salarial ocorreu em 2023. Neste ano de 2025, foi aplicada apenas a reposição inflacionária de 4,77%, estendida a todos os servidores do município, exceto ao prefeito e vice-prefeito.
Sobre o teto remuneratório
Izilda também explicou que, no dia 27 de maio de 2025, foi expedido um memorando interno solicitando análise jurídica sobre a inclusão de gratificações e a sexta parte no cálculo do teto remuneratório constitucional. No mesmo dia, um segundo memorando, com parecer jurídico, e foi enviado ao setor de recurso humano
Sendo assim inverdade o que o jornalista diz que a prefeita não tomou providências
O parecer do setor jurídico foi claro ao afirmar que não é possível excluir a sexta parte da base de cálculo para fins de limitação do teto, em respeito à Constituição Federal. A orientação, segundo a prefeita, é para que a legislação vigente seja cumprida com rigor, evitando qualquer prática irregular.
VALORIZAÇÃO DO FUNCIONALISMO
Outro ponto abordado pela prefeita foi a regularização de pendências históricas com os servidores públicos. Segundo ela, a gestão atual quitou avanços salariais atrasados desde 2018 e também regularizou o auxílio-alimentação, medidas que demonstram o compromisso da administração com a valorização dos profissionais que atuam em prol da população.
SOBRE SUPOSTAS MULTAS DO TRIBUNAL DE CONTAS
Em relação à menção de eventuais multas do Tribunal de Contas do Paraná (TCPR) ao município, a prefeita foi categórica: “Não há nenhuma multa administrativa aplicada à Prefeitura de Quatiguá.” E completou: “Se houver qualquer apontamento futuro, seja do TCPR ou do Ministério Público, tomaremos todas as providências cabíveis, sempre com transparência e responsabilidade
CONQUISTAS INÉDITAS E INVESTIMENTOS HISTÓRICOS
Apesar dos desafios naturais de qualquer gestão pública, Izilda fez questão de destacar conquistas importantes e inéditas nestes primeiros 9 meses de governo. Entre elas, destaca-se a aprovação e início do processo de construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com investimento superior a R$ 5 milhões, obra que transformará o atendimento emergencial em saúde no município.
Outros marcos incluem:
Renovação completa da frota municipal;
Construção do novo Centro de Convivência do Idoso, valorizando a terceira idade;
Maior programa de asfaltamento da história de Quatiguá;
Ampliação da rede de ensino, com novas salas de aula para os CMEIs;
Regularização da situação funcional dos servidores públicos.
Segundo a prefeita, há ainda novos projetos em fase de licitação ou planejamento, que em breve serão anunciados à população.
RELAÇÃO ENTRE O EXECUTIVO E O LEGISLATIVO
Sobre a atuação conjunta entre os poderes, a prefeita Izilda destacou a parceria coerente e respeitosa entre o Executivo e o Legislativo, cada qual cumprindo seu papel institucional, mas sempre com foco na melhoria da qualidade de vida da população.
A prefeita ainda ressaltou que, em toda sua trajetória pública, nunca havia presenciado uma composição da Câmara Municipal tão atuante e comprometida com os interesses da cidade, participando ativamente junto ao Executivo, correndo atrás de recursos e contribuindo diretamente com a administração no enfrentamento dos desafios e na busca de soluções para a população.
COMPROMISSO COM A LEGALIDADE E ÉTICA
Encerrando a entrevista, Izilda Rodrigues reiterou que toda sua gestão é pautada por honestidade, responsabilidade e total transparência. “Se houver qualquer ordem ou recomendação por parte do Ministério Público ou outro órgão fiscalizador, cumpriremos rigorosamente, apuraremos e tomaremos as medidas legais necessárias, como determina a Constituição, respeitando também o direito ao contraditório”, declarou.
Ainda reforçou que, mesmo diante de questionamentos e desafios, mantém sua postura firme, transparente e comprometida com a verdade e com os interesses da população de Quatiguá. Em apenas 9 meses de gestão, sua administração já contabiliza importantes avanços estruturais, administrativos e sociais, que demonstram o alinhamento entre discurso e prática.