MAIS COBRANÇA
Redação Tribuna do Vale
O trajeto de Santo Antônio da Platina a Curitiba via PR-092 ficará mais caro nos próximos dias com o início da cobrança da praça de pedágio em Siqueira Campos.
Embora a EPR Litoral Pioneiro, concessionária responsável pela administração da rodovia, não confirme datas, a Tribuna do Vale apurou, em informação extra oficial, que a nova praça começará a operação entre fevereiro e março.
Além disso, outro forte indicativo do iminente início da cobrança do pedágio é o mutirão da concessionária para a contratação de pessoas que vão atuar na nova praça – a Agência do Trabalhador de Siqueira Campos fará na próxima semana o atendimento aos interessados em trabalhar para a EPR Litoral Pioneiro.
Ano passado a Tribuna do Vale já havia obtido a informação que a cobrança do pedágio em Siqueira Campos teria início no começo de 2025. Agora, com a contratação de pessoal para atuar no local, a certeza é que em breve a operação terá início.
O valor da cobrança na nova praça será de R$ 11,22 para automóveis de passeio – um custo adicional assim de R$ 22,44 considerando ida e volta de Santo Antônio a Curitiba.
A praça da PR-092, porém, não afeta a rotina de quem vai de Santo Antônio até a capital via BR-153 por Ibaiti, onde o cenário continua o mesmo.
DUPLICAÇÃO
Com a instalação da praça de pedágio, aumenta a expectativa da região sobre a duplicação da PR-092 entre Santo Antônio da Platina a Jaguariaíva, passando por Joaquim Távora, Quatiguá, Siqueira Campos, Wenceslau Braz e Arapoti.
As obras de duplicação devem ter início em 2029 e ser concluídas até 2031, de acordo com o cronograma original de cessão da rodovia à iniciativa privada.
Além da duplicação das pistas, também estão previstas a implantação de pontos de apoio ao usuário, novos trevos, viadutos, passarelas, ciclovias, iluminação e pontos de wi-fi.
Foto Pedágio