Assessoria
O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) disse nesta segunda-feira, 16, que a construção da sede da Defensoria Pública em Cornélio Procópio está entre as prioridades do mandato parlamentar em 2025. “Recebi a defensora pública Thaisa Oliveira e Fernando Lobo, diretor de Engenharia e Obras do órgão, e acordamos de trabalhar em conjunto para viabilizar a construção de uma sede própria da Defensoria em Cornélio Procópio”, disse.
“É um avanço importante, que fortalece os serviços prestados para uma grande parcela da população que precisa ter acesso facilitado à assistência jurídica pública e gratuita. Esse é mais um exemplo do trabalho que realizamos em parceria com os defensores públicos para fortalecer a instituição desde que foi criada, em 2011”, completou.
No primeiro momento, os trabalhos vão definir uma área na cidade e, em seguida, a execução do projeto arquitetônico e dos projetos complementares (estrutural, elétrico, hidráulico, etc) para posteriormente orçar os custos e viabilizar os recursos para as obras.
Atendimento
Em Cornélio Procópio em um espaço alugado, atuam duas defensoras públicas, dois assessores jurídicos, dois psicólogos, uma assistente social, um técnico administrativo, dois estagiários de pós-graduação em Direito, quatro estagiários de graduação em Direito, uma auxiliar de serviços gerais e um segurança.
A defensoria, a primeira instalada no Norte Pioneiro, atende ainda mais duas cidades da comarca de Cornélio Procópio: Leópolis e Sertaneja nas áreas criminal, família, infância e juventude (cível e infracional), cível e fazenda pública.
Com a contratação de 43 novos defensores em 2023, a abrangência da defensoria pública por meio de suas sedes alcançou 74 cidades ao todo. Atualmente, a DPE-PR está em 30 comarcas, e trabalha para chegar a todo o Paraná.