ELEIÇÕES MUNICIPAIS
Agência Brasil de Notícias – Marcelo Camargo

Redação Tribuna do Vale
Com a largada do período eleitoral, nesta sexta-feira (16), a região já conhece formalmente os nomes que serão opções de voto aos eleitores no pleito de outubro, onde serão eleitos prefeitos e vereadores para o período 2025-2028.
Após as convenções municipais, partidos formalizaram as coligações e agora os candidatos podem se pronunciar oficialmente como postulantes a cargos eletivos, inclusive pedindo votos e divulgando seus materiais de campanha.
Desta vez, diferente do que aconteceu nas eleições municipais passadas, não haverá casos de municípios com candidatos únicos – Tomazina e Santana do Itararé tiveram os atuais prefeitos concorrendo sem adversários em 2020.
Para as câmaras de vereadores, todos os municípios da região possuem nove vagas para compor o Poder Legislativo, em disputas que prometem ser mais acirradas que a escolha para prefeito, uma vez que o número de candidatos por vagas é maior.
CANDIDATOS A PREFEITO
Em Santo Antônio da Platina são quatro nomes confirmados para concorrer ao cargo de prefeito municipal: Alexandre Levatti, Bruna Fogaça, Gil Martins e Valter do PT.
Em Jacarezinho a disputa pelo Poder Executivo municipal engloba apenas dois nomes nestas eleições: o atual prefeito Marcelo Palhares concorrendo contra Dr. Sérgio.
Betão, Karina Peté e Professora Telma são as três opções de votos para prefeito disponíveis aos eleitores de Ibaiti.
Cambará é mais um município a apresentar apenas dois nomes como opções de votos à população: Rafaello Frascati concorre com Walcir Joaquim.
Em Siqueira Campos os eleitores têm quatro nomes para escolha: Aloísio Guerra, Fernandão, o atual prefeito Germano e ainda Vinícius Acunzo.
Andirá tem Bruno Dutra, Célio Castro, Ednyra Ferreira, Pontinho e Professor André Rossato como os cinco candidatos à prefeito nestas eleições.
Wenceslau Braz também tem cinco candidatos: Cristóvam Andraus, Fernando Maluf, Pedrinho Mazão, Polaco e o atual prefeito Taidinho.
Em Ribeirão do Pinhal estão na disputa pela prefeitura Cássio Badaró, o atual prefeito Dartagnan e Elizabeth Dutra.
Ribeirão Claro também tem três nomes no pleito municipal: Betinho Bertuletti, o atual prefeito Bonato e Lisandro Baggio.
Outro município com apenas dois candidatos é Carlópolis, onde Marcílio é o concorrente de Nílton Meira pelo cargo de prefeito.
A vizinha Joaquim Távora também tem apenas dois nomes na disputa: Gelson Nassar e Marcelo Piru.
Este cenário também se repete em Tomazina, onde concorrem apenas Cézar de Melo e Neli Couto.
*Todos os dados foram coletados junto ao site Divulgacand 2024, disponibilizado pela justiça eleitoral.