Assessoria
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) representou a Assembleia Legislativa na posse do novo Defensor Público-Geral do Paraná, Matheus Munhoz, e destacou a estruturação do sistema estadual para oferecer suporte jurídico de qualidade para a população mais carente e vulnerável. O evento foi realizado nesta terça-feira, 21, no Palácio Iguaçu, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e outras autoridades.
“Nenhum estado brasileiro tem um sistema de defesa para a pessoa hipossuficiente igual ao do Paraná”, afirmou Romanelli. Ele relatou os desafios para implantar a Defensoria Pública, há 13 anos, e as recentes leis que permitiram ampliar o atendimento jurídico a quem mais precisa e também a consolidação da instituição. O deputado citou a criação do Fundo de Aparelhamento, com aval do Tribunal de Justiça, e a modernização da lei da advocacia dativa, em parceria com a OAB-Pr.
“A Assembleia Legislativa sempre teve uma relação muito próxima com a Defensoria Pública. É uma interlocução muito positiva e propositiva. Isso tem permitido dar solução aos desafios que se apresentam, mesmo em períodos de crise”, considerou Romanelli. Segundo ele, o perfil conciliador e articulador do novo defensor público-geral vai contribuir para superar obstáculos. “O maior deles, com certeza, é de aumentar o número de defensores”.
Suporte – Na avaliação de Romanelli, todos que passaram pela gestão da Defensoria Pública, desde sua criação, deixaram suas marcas e também destacou o suporte que a instituição vem recebendo do governador Ratinho Junior. “Que o Paraná possa viver este ambiente de harmonia e de diálogo para construir, sempre com medidas propositivas, um futuro melhor para os paranaenses, e que possamos nos orgulhar do que construímos”, salientou o deputado.
Em nome da Assembleia Legislativa, Romanelli desejou sucesso aos novos gestores da Defensoria Pública. Ao lado de Munhoz, a instituição será dirigida, até 2026, pela 1.ª subdefensora pública-geral, Lívia Brodbeck, pela 2.º subdefensora pública-geral, Thaisa Oliveira dos Santos, e pelo chefe de gabinete, Pedro Piro Martins. “Vida longa à Defensoria Pública do Paraná”, concluiu o parlamentar.