Redação Tribuna
O Secretário Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Santo Antônio da Platina, Cristiano Benedito Lauro, envolvido diretamente na Campanha SOS RS que foi lançada pela primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, esposa do Governador Ratinho Junior, no dia 3 de maio se encerrando neste dia 8, falou com a reportagem e garantiu que o município platinense tem uma estrutura bastante fortalecida para dar todo o suporte à população, também atuando para prevenção.
De acordo com o Secretário “nós, hoje, contamos, na Secretaria Municipal de Assistência Social, em torno de 40 a 45 servidores. Estão distribuídos entre as Proteções Sociais Básica, Média e de Alta complexidade. Na Assistência Social em torno de seis assistentes, mais os servidores que não são técnicos, mas compõem a Secretaria, auxiliares de serviços públicos: administrativo, psicólogos e temos também servidores atendentes, todos estão preparados para qualquer medida de emergência”. Cristiano ainda ressaltou que mesmo assim, no dia a dia do trabalho, todos os envolvidos realizam as atividades com muita responsabilidade, e o que está ao alcance, as iniciativas são entendidas como preventivas e isso fortalece, segundo ele, a expectativa de sempre estarem em condições de fazer o melhor por todos.
Prevenção – Quanto à campanha SOS RS que, oficialmente encerra dia 8, Cristiano disse que “a gente está em constante conversa com o Corpo de Bombeiros e a chamada 16ª CORPDEC, que é a divisão que temos aqui, Regional de Proteção e Defesa Civil. Então estamos em constante conversa. A própria Corpdec pega informações junto ao Estado: Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Central de Gerenciamento de Desastre do Estado também, que constantemente está fornecendo informações para as Corpdec e elas repassem aos coordenadores municipais de Defesa Civil. Neste sentido, quando tem previsões de chuvas, o alerta vem através destes órgãos do Governo do Estado. Quanto à questão de limpeza de rios pelo que eu tenho acompanhado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem trabalhado periodicamente, junto com a Secretaria de Obras do Município, fazendo este monitoramento e realizando a limpeza”.
As Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil – CORPDEC são as estruturas que prestam apoio a nível regional, de maneira a possibilitar que haja maior proximidade entre a Coordenadoria Estadual e as Coordenadorias Municipais.
Lembrança – Cristiano Lauro recordou que a última mobilização que precisou de um maior atendimento de sua pasta, ao longo dos últimos oito anos aconteceu em 2020, na época de Carnaval. Recorda que “naquela ocasião aconteceu de muitas pessoas estarem viajando e nós tivemos um volume de água acima de 100 mm onde houve muitas quedas e muros, árvores, teve enchente também, com isso, tivemos uma grande mobilização, não só da Assistência Social, mas de todas as áreas. Foram convocados vários servidores, onde foi feito um trabalho também com a comunidade principalmente a Igreja Católica que abriu o salão paroquial para que criássemos ali um centro de recebimento, seleção e depois distribuição de roupas, cobertores, colchões, alimentos. De lá para cá nós tivemos alguns eventos mais com vento ocasionando alguns destelhamentos”.
No dia a dia o Secretário de Assistência Social reforçou que o município “já se prepara para fazer atendimentos, principalmente com pessoas mais carentes, fornecendo lonas, telhas Eternit, e os atendimentos mais pontuais. Por exemplo, teve um caso de cair uma árvore e acabou quebrando o poste com o padrão de uma residência. E a prefeitura ia repor o poste, só que depois a pessoa acabou comprando por conta própria. Depois a prefeitura cedeu até o material para ela reformar o muro que quebrou. Era uma pessoa carente e foi atendida”.
Cristiano Lauro ainda acrescentou que a Secretaria Municipal de Assistência Social tem dois veículos, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem carro à disposição, também a Secretaria de Obras e, recentemente, mais um veículo Picape chegou para a Assistência Social. “Estes veículos servem para agilizar os atendimentos rápidos, as coletas e entregas de material quando é necessário”.