Redação Tribuna/Assessoria
O Clube Athlético Paranaense está completando em 2024 seu Centenário com muitas atividades festivas ao longo das últimas semanas, que se somaram ao Título conquistado do Estadual Paranaense e a boa estreia em fase da competição de Libertadores, inclusive com goelada.
O Furacão como é bem conhecido, também tem uma quantidade de torcedores espalhados pelo Norte Pioneiro que chama a atenção tanto é que, no município de Carlópolis, em breve, estará em funcionamento a Escolinha do Furacão Athlético Paranaense. Isso se dá porque na última segunda-feira, dia 8, o prefeito Hiroshi Kubo esteve em Curitiba, onde assinou contrato para implantar a Escola de Futebol Furacão, pela Ação Social da Fundação Clube Athlético Paranaense (Funcap) e com o Clube de futebol, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Carlópolis.
Naquela ocasião o prefeito foi recepcionado pelos Diretores do Athlético, Rubens Neves e Cícero Teixeira, também o Deputado Estadual Luiz Claudio Romanelli, que é torcedor do Furacão e o Secretário Municipal do Esporte de Carlópolis, Rafael Fernandes.
O projeto da Escola Furacão visa o aprendizado do futebol e a prática esportiva, além do desenvolvimento de atividade que irão preparar seus alunos para se tornarem verdadeiros cidadãos, tornando-se atletas ou não. Através do Projeto Social da Escola de Futebol Furacão em Carlópolis ao trabalhar com a credibilidade da marca CAP o referido projeto busca a inserção social baseado nos seguintes pilares: Inclusão de jovens em atividades esportivas e educacionais; Desenvolvimento Humano e comunitário; Diversidade cultural; Educação para a vida buscando o protagonismo e crescimento; e Vida saudável e combate às drogas.
Quantidade de alunos – Num primeiro momento, estima-se que as inscrições serão inicialmente para 100 alunos em várias categorias, número este que poderá aumentar gradativamente, ou seja, ano após ano. Por se tratar de atividade de caráter filantrópico, a parceria entre a FUNCAP, CAP e o Município de Carlópolis, terá as atividades da Escola Furacão em Carlópolis de forma totalmente gratuita, sendo exigido apenas que os alunos estejam devidamente matriculados na rede de ensino municipal pública ou privada. Lembrando que as atividades ocorrerão no contra turno do horário escolar, pois será também acompanhado o rendimento escolar dos alunos.
Ainda se tratando da parte prática, serão selecionados alunos da escolinha para participar de ações e competições internas da Escola Furacão no CT do Caju, considerado o melhor centro de treinamento do Brasil, além de visitas dos alunos em jogos do CAP na Arena da Baixada, estádio que sediou quatro jogos da Copa do Mundo de 2014. Além proporcionar capacitação aos professores, técnicos e estagiários dentro do CT do Caju.
Os atletas que se destacarem esportivamente poderão ser selecionados por professores e técnicos da base do Club Athlético Paranaense para realização de testes dentro do CT do Caju. Em breve serão prestadas mais informações pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer para que os interessados possam efetuar a inscrição na Escola Furacão do município de Carlópolis.