Medida vale pelos próximos 90 dias e autoriza mutirões, requisições e apoio da iniciativa privada

DA Redação com Portal JNN
A prefeita em exercício de Jacarezinho, Patrícia Martoni, decretou estado de emergência em saúde pública no município nesta quinta-feira (11). A medida, válida pelos próximos 90 dias, visa conter a infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
O decreto foi motivado pelos “elevados índices de densidade larvária encontrados na cidade”, somados ao crescente número de casos positivos de dengue no ano epidemiológico 2023/2024. Até o momento, foram confirmados 536 casos, de um total de 1.229 notificações, com 345 resultados ainda pendentes.
Para combater a situação, a Secretaria Municipal de Saúde organizará mutirões de combate ao mosquito, envolvendo equipes e servidores das diversas secretarias municipais. O decreto autoriza o remanejamento de servidores públicos, contratações emergenciais conforme necessário, e o uso de recursos da administração pública para enfrentar a emergência.
A população é orientada a colaborar com as ações das autoridades e adotar medidas preventivas para evitar a proliferação do Aedes aegypti, contribuindo assim para a preservação da saúde pública em Jacarezinho.