GOVBR

Mais Médicos Especialistas abre 55 vagas no Paraná

O deputado Zeca Dirceu (PT) confirmou nesta sexta-feira (13) as inscrições até 19 de fevereiro para 55 vagas – 18 imediatas e 37 para cadastro de reserva – do programa Mais Médicos Especialistas no Paraná. “Esta etapa com serviços hospitalares e ambulatórios especializados vai atender as cidades de Antonina, Cambé, Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa e Santo Antônio da Platina”, afirmou,

*O Mais Médicos Especialistas fazem parte do programa Agora Tem Especialistas do Ministério da Saúde. Serão ofertadas 42 especialidades em 18 hospitais do Paraná, entre eles,quatro universitários,três regionais e duas santas casas”, completou Zeca Dirceu do programa que inclui as carretas da saúde da mulher. “Neste semestre, as carretas vão atender mais seis cidades do Paraná:Colombo, Paranaguá, Fazenda Rio Grande, Maringá, Londrina e Paranavaí”.

O edital do Mais Médicos Especialistas prevê a seleção de 1.206 médicos no país, distribuídos em 16 especialidades prioritárias, como anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, mastologia, ginecologia e oncologia clínica. Atualmente, 583 médicos especialistas atuam no programa e, com o novo edital, a expectativa é chegar a 1.500 profissionais. A maior parte deles atua no interior (48,7%) e nas regiões metropolitanas (34%). No caso do Paraná, as metropolitanas de Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.

Lançado em 2025, o programa prevê a expansão da oferta e à redução do tempo de espera por exames, cirurgias e consultas. Integrado às ações do Ministério da Saúde para enfrentar a escassez e a má distribuição de especialistas no país, o programa articula formação em serviço e provimento assistencial, ampliando a oferta de consultas, exames e procedimentos de média e alta complexidade.

Além de reforçarem o atendimento em hospitais e policlínicas do SUS, os médicos especialistas aprovados passarão por aprimoramento profissional em sua área de formação.O Mais Médicos Especialistas também permite o ingresso imediato de médicos egressos da residência médica no SUS, acelerando a fixação de especialistas e garantindo atendimento qualificado à população.

(com informações do Ministério da Saúde)

(fotos: Ascom/Deputado Zeca Dirceu)

Botão Voltar ao topo