Saúde

Fluxograma de atendimento a acidentes com escorpião

Passo a passo

Prefeitura de Cambará

A Prefeitura Municipal de Cambará publicou o passo a passo para o atendimento a pessoas vítimas de picadas de escorpião conforme orientação da Secretaria Estadual da Saúde do Paraná.

“Conforme o protocolo da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA/PR), todo caso provável ou confirmado de acidente escorpiônico deve ser notificado imediatamente e encaminhado para avaliação médica”.

Etapas do atendimento:

1. O profissional de saúde preenche a ficha de notificação e aciona a Vigilância Epidemiológica.

2. O paciente é avaliado quanto à presença de clínica de envenenamento.

3. Se não houver sintomas, o paciente permanece em observação por no mínimo 6 horas.

4. Se houver sintomas, o atendimento segue conforme o quadro:

Leve: apenas dor local, edema ou parestesia. O tratamento inclui observação clínica e analgesia.

Moderado: manifestações sistêmicas leves (náuseas, sudorese, vômitos, aumento de PA ou FC). Indicação de 3 ampolas de soro antiescorpiônico e tratamento sintomático.

Grave: manifestações sistêmicas intensas (vômitos persistentes, convulsões, insuficiência respiratória, taquicardia, entre outros). Indicação de 6 ampolas de soro e tratamento intensivo.

O soro antiescorpiônico está disponível no Hospital Municipal de Cambará, com atendimento supervisionado pelas responsáveis Hayla de Carvalho e Izabel Pucci.

Importante: Todo paciente em tratamento soroterápico deve ser encaminhado a uma unidade de referência para acompanhamento e avaliação contínua.

Botão Voltar ao topo