Assessoria

Esta semana começou bem diferente no Centro de Convivência do Idoso (CCI) quando os 57 participantes presentes, entre homens e mulheres, ficaram admirados com um almoço surpresa com cardápio de comida mineira, feito com muito carinho pela Primeira-Dama do Município, Fátima Izak que contou com a ajuda da Vice-Prefeita Terezinha Maiorky (atual Secretária Municipal de Assistência Social), também da Diretora do CCI, Adaiana Queiroz e funcionários do local: Eliana, Madalena e a estagiária Maria Vitória. A voluntária Karen foi a responsável pela maquiagem das mulheres no espaço de embelezamento e autoestima. A vice-prefeita Terezinha veio de ônibus com um grupo da Terceira Idade até o CCI.
A ação humanizada ocorreu na última segunda-feira (19) na sede do CCI localizada na Avenida Palma Rennó.
Os preparativos envolveram 5 quilos de arroz, 10 kg de carne de porco, 4 kg de feijão, 2 kg de calabresa, 1 kg de bacon, 2 kg de laranja, 3 quilos de mandioca e 5 pacotes de couve. “Estas couves eu trouxe do sítio de meus pais em Santana do Itararé. Era uma promessa que eu fiz esse ano para este pessoal tão especial da Terceira Idade. Sempre que eu e o Prefeito Gil estamos por aqui, somos tão bem tratados, com carinho, afeto e numa dessas visitas, me comprometi em fazer um almoço e, hoje, estamos aqui contando com o apoio dos servidores do CCI, da direção, da Vice-Prefeita Terezinha; uma emoção toma conta da gente”, disse Fátima.
Descontração
Enquanto na cozinha as panelas ferviam os alimentos, deixando-os no ponto para serem consumidos, passando pelo processo de temperos, no salão principal e salas adjacentes, o pessoal da Terceira Idade estava espalhado, uns fazendo crochê, bordado; outros, jogando dominó, dançando e, muito bate papo, gargalhadas, um clima pra lá de agradável, e é claro, todo o recinto era tomado pelo cheiro agradável que vinha da cozinha pela comida mineira sendo preparada.
Num determinado momento chegou ao prédio o Diretor Municipal de Esportes, Professor de Educação Física, Renan Corrêa, quando foi aplaudido pelos presentes e muito bem recebido, ele que por alguns anos, realizou atividades recreativas junto ao pessoal do CCI que de forma carinhosa, reconheceu todo o seu comprometimento com eles(as).
Oração
Antes do almoço servido, Angelino Neto, vulgo Fino, da Igreja Metodista Central e do Bairro Aparecidinho, fez uma breve reflexão espiritual, a partir do texto bíblico de Filipenses 4,13 “tudo posso Naquele que me fortalece”. “Toda segunda-feira, por volta das 15h, venho aqui no CCI trazer uma Palavra de Deus para consolar e confortar os corações”. Angelino acrescentou que “os trabalhos deste ano estão renovadores; bem diferente do ano passado; percebi que aqui tem mais vida, mais atividade, muito legal e Deus abençoe as autoridades”.
Depoimentos
Enquanto a refeição estava sendo preparada, num giro pelas dependências do CCI, histórias foram sendo relatadas, como é o caso da senhora Aleida Maria de Lima, residente no Povoado da Platina que estava ladeada pela Izabel Rosa da Silva, moradora do Bairro Vitória Régia. “Fui Professora da Izabel no 1º ano primário, ela tinha 7 anos de idade. E, hoje nos encontramos aqui. Tenho 80 anos bem vividos e com saúde” disse Aleida, ela que tem expectativa de em breve dar aula de costura voluntariamente. “Estou a dois anos vindo no CCI e o clima atualmente está muito bom”, disse Izabel.
Regina do Rossi Bazan, que reside na Vila São José, há dois anos participa das atividades do CCI. “Minha mãe frequentou muitos anos aqui. Eu estou achando muito bom os trabalhos. Sou servidora aposentada. Trabalhei na Casa Lar, na Creche da Platina, no extinto Projeto Piá e na Escola Nohêmia e me aposentei na Escola Pedro Claro. Estou gostando demais do CCI, são várias atividades, bom atendimento, bom lanche e muito carinho do pessoal que trabalha aqui. Este almoço preparado pela primeira dama é uma surpresa, que prazer ela estar fazendo comida para nós; estamos ficando importantes (risos)”.
Cleide de Oliveira Campos, moradora na Rua 7 de Setembro, participa do dia a dia do CCI por mais de 20 anos. “Este ano está tudo maravilhoso, muitas atividades onde passamos bons momentos. E a primeira-dama fazendo o almoço para nós, que grande surpresa”.
Terezinha Pereira do Nascimento, que reside no Jardim Santo André, disse: “já participei outras vezes antes da pandemia. Voltei há pouco tempo porque queria muito. Acho maravilhoso o trabalho aqui. A Adaiana cada dia oferece coisas boas para nós, muitas atividades, bem atenciosa. E o almoço está sendo uma surpresa”.




