Geral

Tênis retrô: calçados dos bons e velhos tempos que nunca saem de moda

Algumas peças de vestuário nunca saem de moda – o trench coach, a calça jeans e a camisa branca de botões, por exemplo, são algumas delas. Mas e os tênis? Eles já foram novidade em algum momento do passado, quando saíram das quadras esportivas para o asfalto das cidades, provocando uma revolução sem precedentes na forma de calçar os pés.

Itamar Rossi

Com designs atemporais, versatilidade e conforto evidentes, estes calçados ganharam grande destaque nos guarda-roupas da maioria das pessoas, até como ponto de partida para criar alguns dos melhores looks. Em termos de estilo, alguns modelos de décadas passadas continuam sendo tendência, sejam aqueles redesenhados com inspiração retrô ou mesmo peças vintage dos anos 1970, 80 e 90 que ainda podem ser adquiridas nos sites de comércio eletrônico, em perfeito estado de conservação.

Um bom exemplo de tênis original vintage é o Kichute original, uma das mais populares marcas de tênis que esteve nos pés de grande parte dos brasileiros. Lançado em 1970, em homenagem ao tricampeonato conquistado pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo daquele ano, o modelo que lembra uma chuteira chegou a vender nove milhões de pares anualmente. 

Em 2022, o projeto ‘Sociedade das Marcas Imortais’, criado pelo Grupo Alexandria, anunciou que faria a revitalização do Kichute, mas os calçados ainda não foram relançados. No entanto, você pode encontrá-los à venda nos marketplaces da Web.

Se você quer aproveitar um pouco desse magnetismo dos tênis que nunca saem de moda, aqui estão alguns modelos imortais de sucesso no mercado.

Vans Old Skool

O clássico tênis da Vans se consolidou como um calçado essencial desde sua estreia em 1977. Primeiro como um símbolo da cena do skate, depois como um ícone de identidade de qualquer movimento juvenil underground e, por fim, como um produto de massa. Com a icônica faixa lateral da marca, o modelo confortável e versátil fica ótimo com quase tudo, embora a preferência seja por calças jeans largas e jaqueta bomber.

Adidas SL 72

Em 2024, a empresa Adidas homenageou o tênis que se tornou favorito dos medalhistas nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, lançando o modelo Adidas SL 72 (designação para tênis superleve). O primeiro modelo de corrida da marca foi usado por atletas para subir ao pódio e receber suas honras olímpicas, embora depois tenha conquistado anônimos e famosos, como o músico jamaicano Bob Marley. Esse tênis combina a estética vintage com o conforto contemporâneo, tornando-o uma das opções preferidas para o uso diário.

Converse Chuck Taylor All Star

Poucos tênis permaneceram inabaláveis ​​com a passagem do tempo quanto o Chuck Taylor All Star. O modelo, projetado em 1917, foi popularizado pelo jogador de basquete Chuck Taylor a partir de 1921. Desde então, o design clássico — preto de cano longo com biqueira branca — quase não mudou. Nos anos 1930, a cor branca foi introduzida. Hoje existem infinitas cores. É praticamente impossível que você não tenha tido pelo menos um par deste modelo icônico. Infinitamente versátil, esse tênis é a opção ideal para quase todos os looks.

Adidas Samba OG

Inspirado nos tênis usados ​​nos campos de futebol, o Samba OG da Adidas, criado nos anos 1950, está longe de cair no esquecimento. A série lançada em 2022 e 2023 marcou mais um período de glória do modelo, que já tinha sido febre nos anos 1980. As lojas esgotaram suas vendas em minutos graças a personalidades como Kendall Jenner, Bella Hadid e A$AP Rocky, que se declararam fãs deste icônico calçado e inconscientemente contribuíram para sua viralidade. O design urbano e atemporal parece revalidar seu título de tênis indispensável em 2025.

Nike Cortez

Projetado para tornar o treinamento dos atletas mais fácil e confortável, esse tênis foi oficialmente introduzido nos Jogos Olímpicos de 1972. Seu sucesso perdurou não apenas na história da marca, mas também migrou para a moda e o cinema. E em 1994, o protagonista do filme Forrest Gump, interpretado por Tom Hanks, popularizou o Nike Cortez, transformando-o mais uma vez em sucesso de vendas. Hoje, o modelo ressurge mais forte do que nunca graças ao resgate da moda passada.

Nike Air Jordan 1

Das quadras de basquete para a moda urbana, o Nike Air Jordan 1 tornou-se um dos tênis que mais evoluiu em tecnologia ao longo dos anos. Lançado em 1985, o modelo é um símbolo de conforto e estilo com suas linhas características, que gritam caráter e personalidade e estão sempre na moda. O design clássico e moderno, impossível de confundir, o Nike Air Jordan representa uma das maiores assinaturas do lendário Michael Jordan, permanecendo no topo do catálogo da Nike.

Adidas Superstar

O Adidas Superstar foi introduzido no mercado norte-americano em 1969, originalmente concebido para o mundo do basquete. O seu momento de esplendor aconteceu em meados dos anos 1980, quando a crescente cena Hip Hop o adotou como marca registrada. A longa sombra dos pioneiros daquela década se estendeu para as décadas seguintes e chegou à nova geração de jovens fãs. O Adidas Superstar continua sendo o principal produto da empresa alemã e seu reinado não corre nenhum risco de chegar ao fim.

Asics Tiger Corsair

Também conhecido comercialmente como Onitsuka Tiger Corsair, o modelo esportivo da Asics foi lançado no início dos anos 1970 como uma sapatilha de treino, passando por todos os tipos de reformulações e interpretações ao longo das décadas – mas sua essência jogging permanece a mesma. O Tiger Corsair não está entre os mais vendidos da marca japonesa, mas é o design de rua mais emblemático e o mais recorrente em todas as tendências da Asics.

Veja V-10

Embora seja bem mais novo em comparação aos seus concorrentes de décadas – já que foi lançado em 2015 para celebrar o 10º aniversário da marca francesa Veja – o V-10 tem design atemporal inspirado nos tênis dos anos 1980 e 90. A Veja subiu rapidamente no ranking de popularidade graças à sua ética ecologicamente correta e ao selo de aprovação de celebridades como Reese Witherspoon, Laura Dern, Jennifer Garner e Kate Middleton. O V-10 é uma combinação perfeita para quase todos os looks.

Botão Voltar ao topo