Assessoria
A Prefeitura de Santo Antônio da Platina, através da Secretaria Municipal de Saúde, do Departamento de Vigilância em Saúde e do Setor de Controle de Endemias, promoveu na manhã de quinta-feira, 16, Mutirão contra a Dengue para combater a proliferarão do mosquito Aedes Aegypti (Dengue).
À pedido do Prefeito Gil Martins, as unidades de Saúde adotaram um procedimento de mapeamento dos bairros para conhecer a realidade e detectar os pontos mais críticos, onde há acúmulo de lixo, recipientes acumuladores de água parada, terrenos baldios em situação de abandono, casas desocupadas e outros materiais jogados.
De acordo com a Diretora Municipal de Vigilância em Saúde, Tânia Canto Bardal, este “mutirão multidisciplinar tem por objetivo sensibilizar a população sobre a importância da participação de todos no processo saúde-doença, como por exemplo, combater o mosquito, buscar atendimento médico e seguir as orientações, como a correta hidratação, manter repouso, entre outros cuidados”.
Ela também lembrou que é importante “preparar os platinenses, para que pelo menos uma pessoa na família a cada 10 dias possa vistoriar a sua casa, identificar e eliminar possíveis criadouros”.
Outro fator importante mencionado por Tânia Bardal é que “sobre os sinais da Dengue é importantíssimo fazer a notificação já no início dos sintomas, porque somente a partir do informe é que os agentes de combate a Dengue poderão identificar e remover possíveis criadouros do mosquito e a nebulização que apenas mata o mosquito e não elimina ovos e nem larvas do Aedes Aegypti”.
Envolvimento – O Prefeito Gil Martins disse que o Mutirão é uma ação importante no Município que envolve o apoio de todas as Secretarias, vereadores, servidores e parabenizou Tânia Bardal e equipes pela organização. “Trata-se de uma grande iniciativa com os nossos 34 Agentes de Endemias em ação. Estamos convidando a população a somar conosco neste processo de prevenção. Estamos fazendo a nossa parte, disponibilizando saco de lixo, folheto de orientação, para que mais a frente seja recolhido conforme um calendário pré-agendado. Precisamos do envolvimento da comunidade. Não é possível que poderemos perder entes queridos, as preciosas vidas concedidas por Deus, por um mosquisto”.
Preocupação – Esta semana o Ministério da Saúde alertou que os casos de dengue com ligação ao sorotipo 3 dispararam no Brasil, especialmente nos Estados de Amapá, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.
Depoimento – A senhora Maria dos Santos Campos, moradora da Rua Benjamin Constant, no centro da Cidade, ao ser visitada pelo Prefeito Gil e a vice-Prefeita Terezinha Reinutti, no momento do Mutirão, recebendo das mãos deles saco de lixo e material de orientação, disse: “Nos vasos eu coloco areia, faço uma limpeza muito boa não deixando nada reciclável cheio de água em volta de casa, coloco cravo e pó de café numa vasilha e não fica pernilongo e mosquito algum. Se todos fizerem isso nós estaremos livres do mosquito da Dengue”.
Regional – Representando o Governador Ratinho Junior e o Secretário Estadual de Saúde do Paraná, Beto Preto, estava na abertura do Mutirão, o Chefe da 19ª Regional de Saúde, João Luccas Thabet Venturini. Ele parabenizou o Prefeito por organizar este evento que mobiliza a população “e traz uma demonstração de responsabilidade do poder Executivo. Também meu reconhecimento pelo trabalho de toda a equipe técnica da Saúde que tem procurado a Regional por orientações sempre com o intuito de trazer políticas públicas de qualidade para Santo Antônio da Platina”.
Quanto à situação no Norte Pioneiro sobre Dengue, João Luccas acrescentou que “temos dois municípios com números expressivos de Dengue na região que são Barra do Jacaré e Carlópolis e nossos técnicos tem acompanhado de perto, feito visita e orientando os coordenadores e, acima de tudo, temos feito capacitações. Também monitoramos semanalmente as informações e acompanhando de perto. Esta iniciativa em Santo Antônio da Platina de prevenção vem em bom momento porque a única maneira de reduzir o índice de infestação é remover criadouros”.
Recomendação – Retire da sua casa tudo aquilo que serve de abrigo para o mosquito causador da dengue, como pneu, tambor, copo, tampinha de garrafa, etc. Cuide dos pratinhos de vaso de flores, lave vasilhas de águas dos animais. Todo o cuidado é necessário.
Cristiane Aparecida dos Reis, Coordenadora do Setor de Combate a Endemias, disse que neste dia 16, os agentes fizeram a entrega dos sacos plásticos e panfletos em todas as regiões que foram mapeadas. E, do dia 17 ao dia 19, carro de som estará passando pelas localidades avisando as pessoas a limparem os quintais e retirarem os materiais que acumulam água. Deixou bem claro que não será recolhido material de construção.
Eis as datas e locais onde caminhão e equipes das Secretarias de Obras e do Meio Ambiente estarão passando recolhendo os lixos.
Dia 20/01 – segunda-feira, mobilização entre as Ruas Joaquim Ribeiro Mendes e Rua Tirandetes; e entre as Ruas 13 de Maio e Afonso Pena.
Dia 21/01 – terça-feira, entre as Ruas Tiradentes e 24 de Maio; e entre as Ruas 13 de Maio e Afonso pena.
Dia 22/01 – quarta-feira, entre as Ruas 24 de Maio e Wenceslau Braz; e entre as Ruas 13 de Maio e Afonso Pena.
Dia 23/01 – quinta-feira, entre as Ruas Wenceslau Braz e Leonil de Oliveira Reis; e entre as Ruas 13 de Maio e Agostinho Ferreira Rodrigues.
Dia 24/01 – sexta-feira, entre as Ruas Leonil de Oliveira Reis e Juvenal Ribeiro Rosa; e entre as Ruas 13 de Maio e Agostinho Ferreira Rodrigues.