Romanelli destaca formação de mais 57 alunos do Colégio Agrícola Fernando Costa em Santa Mariana

Assessoria

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) destacou nesta segunda-feira, 16, o exemplo do Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Fernando Costa na formação técnica dos jovens para o trabalho no campo e para os novos desafios no ensino superior na agropecuária e no agronegócio.

“Tive a honra de ser patrono da formatura dos 57 alunos que concluíram essa etapa importante para a vida profissional e acadêmica. O colégio agrícola é um orgulho para Santa Mariana. Não só forma técnicos, mas também fortalece o compromisso com o desenvolvimento do Norte Pioneiro”, disse Romanelli sobre os novos técnicos agrícolas formados no colégio nesta sexta-feira, 13.

“Os novos técnicos agrícolas agora levam o nome de Santa Mariana para o Brasil e até para fora do país. Muitos dos profissionais formados no colégio estão brilhando em diversas áreas, inclusive no Paraguai”, completou Romanelli ao destacar ainda o trabalho do professor Ilton Alves (diretor geral), da professora Joelma Aparecida da Silva Oliveira (diretora pedagógica) e o professor e médico veterinário José Carlos Franco de Oliveira (diretor da unidade pedagógica) “pelo trabalho em formar profissionais de excelência”.

Trabalho no Campo
Romanelli lembrou ainda da restauração do colégio, afetado por grande incêndio em fevereiro de 2023, e agora por obras de reconstrução. “Esse colégio tem uma história de 71 anos e mesmo com o incêndio que devastou parte de sua estrutura, continuou atendendo 210 estudantes, dos quais 60 em regime de internato. Agora no começo do próximo ano, será uma nova estrutura mais moderna e adequada às necessidades tanto dos alunos quanto dos professores. Vamos juntos garantir que o Colégio Agrícola continue um exemplo de formação de qualidade”.

O Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Fernando Costa, fundado em 1953, tem os cursos de nível médio profissionalizante: técnico em agropecuária, técnico agrícola, e o técnico em agropecuária subsequente. Com 210 alunos, o colégio possibilita o desenvolvimento de projetos de sustentabilidade nas áreas atinentes aos cursos oferecidos. Estudantes também participam de programas de intercâmbio como o “Ganhando o Mundo” e em países como os EUA e Austrália, dois centros internacionais de produção agropecuária e do agronegócio.

“O Paraná tem 25 colégios agrícolas que formam profissionais em todas as áreas da agropecuária e do agronegócio, e em novas frentes como a fruticultura, florestas, hortifruticultura, cooperativismo, agricultura familiar, agroindústrias, inovação e novas tecnologias usadas no campo”, completou Romanelli.

Botão Voltar ao topo