S.A.PLATINA
AÇÃO CONJUNTA
Na data de ontem, 3/12/, a 38ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Santo Antônio da Platina-PR,com apoio da Polícia Militar e em ação conjunta com a Vigilância Sanitária Municipal e o Conselho Regional de Farmácia, realizou a prisão em flagrante delito de um farmacêutico de 25 anos proprietário e administrador de uma farmácia situada no Centro da cidade.
A equipe policial, após ser acionada por fiscais da Vigilância Sanitária e do Conselho Regional de Farmácia, constatou que dois veículos – um Fastback Abarth preto e um Versa prata – estavam transportando medicamentos oriundos da farmácia para um endereço residencial situado no centro da cidade.
Transporte
De acordo com os fiscais, o transporte do medicamento teria ocorrido imediatamente após a chegada deles no local para realização da fiscalização. Diante do acionamento, a polícia civil, com apoio da rádio patrulha da polícia militar, logou êxito em abordar os ocupantes dos veículos, que posteriormente foram identificados como funcionários da farmácia e que informaram que haviam retirado os medicamentos do estabelecimento por ordem do proprietário, mas que não sabiam por qual motivo.
Substâncias controladas
No local, foram encontrados medicamentos sem comprovação fiscal, incluindo substâncias de uso controlado e de retenção obrigatória de receita, como antibióticos. A ação culminou na apreensão de mais de mil unidades de medicamentos, cujas marcas e lotes foram devidamente registrados.
O proprietário da farmácia afirmou que os medicamentos possuíam notas fiscais, mas não conseguiu apresentá-las no momento, mesmo após horas de espera. Diante dos fatos, os envolvidos foram conduzidos à Delegacia Regional de Polícia de Santo Antônio da Platina para prestar esclarecimentos, e as providências legais foram tomadas.
Flagrante
O proprietário e responsável legal pela farmácia foi autuado em flagrante delito pelo crime previsto no art. 273 do Código Penal, na modalidade culposa – que diz respeito sobre a comercialização e depósito para venda de medicamentos de proveniência duvidosa e, em seguida, o autuado foi liberado após o pagamento de fiança.
A operação reforça o compromisso das autoridades de combater crimes contra a saúde pública, especialmente relacionados à comercialização irregular de medicamentos.
Polícia não divulgou a identidade do farmacêutico nem o nome do estabelecimento.
Para mais informações, a 38ª Delegacia Regional de Polícia está à disposição pelo telefone (43) 3534-8900.