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Itaipu anuncia entidades vencedoras da campanha contra a dengue, em Foz do Iguaçu

Dez instituições vão dividir prêmio de R$ 300 mil. Seleção levou em conta as instituições com projetos sociais que desenvolveram as melhores iniciativas voltadas à saúde única

Assessoria

Depois de cinco meses, a Gincana Criança Amiga da Saúde, promovida pela Itaipu Binacional e o Grupo de Trabalho Itaipu Saúde, em Foz do Iguaçu (PR), chega ao fim com o anúncio das dez entidades vencedoras. Elas vão dividir uma premiação de R$ 300 mil, no total.

Participaram da competição 21 instituições. O local da solenidade de entrega será anunciado em breve. A seleção levou em conta as instituições com projetos sociais que desenvolveram as melhores iniciativas voltadas à saúde única, em alinhamento à Cartilha de Saúde Única, com temáticas sobre Bem-estar e meio ambiente; Os mosquitos e suas doenças; Guarda responsável; Zoonoses; e Animais indesejados e peçonhentos. O público-alvo foram as crianças de 8 a 11 anos e alunos de educação especial.

As ganhadoras são a Associação Viva Bia Mantenedora, da Escola Alternativa; Associação Cristã de Deficientes Físicos (ACDD) de Foz do Iguaçu; Escola Melvin Hones, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Instituto dos Diabéticos de Foz do Iguaçu (Adifi); Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida, do Caia; Associação Um Chute para o futuro; Associação Fraternidade Aliança (AFA); Instituto Judofoz; Associação de Moradores do Ouro Verde (Amov); e Associação de Capoeira Pedagógica (Acape).

Para o superintendente de Responsabilidade Social de Itaipu, Eduardo Augusto Scirea, a gincana é mais um instrumento de apoio na prevenção e combate à dengue. Além disso, a ação merece destaque porque atua com um público importante e altamente multiplicador das informações, que são as crianças.

“Elas aprendem de forma lúdica e levam para suas famílias e comunidades esse aprendizado, colocando em prática medidas que cabem a cada um, mas impactam toda a comunidade”, destaca. Scirea reforça ainda o papel atuante da Itaipu na área da saúde pública, levando em consideração que a Binacional possui vários investimentos diretos em estrutura, formação e melhoria do atendimento à sociedade, mas também se preocupa com a conscientização da população para a prevenção. “E o combate à dengue passa necessariamente por aí”, conclui.

Todas as entidades não têm fins lucrativos. O objetivo da campanha foi estimular ações sociais, conscientizar e mobilizar práticas educativas, promovendo a saúde única voltada para a saúde humana, animal e ambiental.

As instituições que têm convênio com a Itaipu Binacional atendem cerca de 5 mil crianças diretamente, na faixa de 6 a 17 anos. O benefício indireto atinge ainda familiares, comércios e a comunidade em geral nas ações desenvolvidas.

A gincana começou no 3 de junho de 2024 e terminou no dia 6 de dezembro deste mês. As ações foram avaliadas pela comissão de avaliação, composta por representantes da Itaipu Binacional e de instituições parceiras do GT Saúde, como Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e secretarias municipais de Educação e de Assistência Social.

Colocação e premiação

A entidade que ficou em primeiro lugar leva para casa R$ 50 mil. A segunda colocada, R$ 45 mil; A terceira ganha R$ 40 mil; a quarto colocada, R$ 35 mil; a quinta fica com R$ 30 mil; e da sexta à décima colocadas levam R$ 20 mil cada uma.

Crédito das fotos: Divulgação.

 

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