PR-092
Redação Tribuna do Vale
Quatro meses após o bloqueio, os dois viadutos da PR-092 em Siqueira Campos, eles seguem fechados e sem previsão de retorno do fluxo de veículos.
De acordo com a EPR Litoral Pioneiro, concessionária responsável pela administração do trecho, o local teve o trânsito impedido após equipes encontrarem problemas estruturais nos viadutos sobre as trincheiras de acesso à PRC-272 (que liga Siqueira Campos a Tomazina).
Desde então, porém, não foram realizadas novas obras para correção do problema, e consequentemente, não foi possível a normalização do trânsito.
DER
A concessionária ainda explica que a obra foi realizada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), antes da concessão, portanto, esse é o órgão responsável pela eventual recuperação dos problemas.
O DER, por sua vez, alega que a obra ainda está “na garantia”, e já acionou a empreiteira responsável pela execução do projeto, que deverá realizar os reparos necessários. Entretanto, não há definição de um prazo para que os viadutos sejam liberados para o trânsito.
CRONOLOGIA
Chama atenção, contudo, o pouco tempo de existência dos viadutos para já apresentar um problema aparentemente tão sério.
As estruturas fazem parte do projeto de duplicação de quatro quilômetros de extensão da PR-092 em Siqueira Campos, dona de um investimento total na casa dos R$ 66 milhões por parte do governo do Paraná.
A obra foi entregue oficialmente em novembro de 2023.
Pouco tempo depois já surgiram ondulações e desníveis no pavimento dos viadutos, possivelmente já reflexo dos problemas que culminaram com a interdição dos mesmos.
Em julho deste ano, após alguns reparos superficiais não resolverem os problemas, a EPR Litoral Pioneiro optou pela interdição do trecho e acionamento do DER para providências.
Apesar do bloqueio, o trânsito em si não sofre com maiores prejuízos, uma vez que o fluxo segue normalmente pelas marginais.
Foto rodovia