Da Assessoria
O 2° cupping e leilão de cafés especiais do bairro do Matão, em Tomazina, reuniu um importante número de compradores, expositores e público geral, na sexta-feira passada (01).
O evento, realizado pelo grupo Mulheres do Café do Matão em parceria com o IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) teve como objetivo promover a integração entre as produtoras e o mercado do segmento, além de agregar valor à produção do bairro.
Em sua segunda edição, o cupping e leilão de cafés especiais superou as expectativas dos organizadores, com grande participação de público e qualidade dos cafés que estiveram em exposição.
“Nossa ideia era trazer os empresários, compradores e exportadores para conhecer melhor nosso trabalho e promover essa integração, e com certeza alcançamos o objetivo”, destaca a coordenadora do grupo Mulheres do Café do Matão, Nira Souza.
De acordo com Cíntia Mara Lopes de Souza
extensionista do IDR, idealizadora e coordenadora do Projeto Mulheres do Café do Norte Pioneiro, o evento evidencia o protagonismo feminino e a qualidade da produção da região.
“É mais uma demonstração do protagonismo feminino conquistado através de tantos anos do projeto Mulheres do Café e também mais uma prova que metodologias bem aplicadas fortalecem vínculos entre as mulheres, melhora a captação de tecnologias da produção, neste caso para produção de cafés especiais, e ainda promove renda com o leilão de cafés especiais com valorização do trabalho feminino nesta cadeia produtiva tão importante para o Norte Pioneiro” avalia.
“O cupping e leilão é uma ferramenta que promove a visibilidade dos cafés produzidos pelas mulheres da região, é uma vitrine para os cafés paranaenses, aproximando produtoras e compradores e promovendo o comércio justo com alto valor agregado”, completa Cíntia.
Um dos pontos altos do evento foi o leilão, onde sacas de 30kg de café especial chegaram a ser comercializadas por R$ 4 mil.
Projeto iniciado há mais de 10 anos, o Mulheres do Café tem colecionado prêmios desde então e garantido ainda mais visibilidade à produção de cafés especiais do Norte Pioneiro, já amplamente reconhecida pelo mercado justamente pela qualidade do produto.
De acordo com o consultor do Sebrae Norte Pioneiro, Odemir Capello, o trabalho das Mulheres do Café é mais uma importante iniciativa na consolidação do Norte Pioneiro como produtor de produtos diferenciados.
“Existe todo um contexto de produtos diferenciados e esse trabalho das Mulheres do Café, em parceria com o IDR e outros parceiros, tem sido muito importante. Agora também já existe um esforço para o grupo Mulheres do Café conquistar a Indicação Geográfica e agregar ainda mais valor ao produto e seguir crescendo no mercado de cafés especiais”, pontua.
*Lucas Aleixo, especial para a ACENPP (Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná)