Destaques

UENP participa de evento de internacionalização com a União Europeia

Assessoria

Assessoria

O coordenador de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fábio Henrique Rosa Senefonte, participou do evento “Oportunidades de Mobilidade e Cooperação Científica e Tecnológica entre o Paraná, via Fundação Araucária, e a União Europeia”. O encontro aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro, em Curitiba.

O evento buscou apresentar as oportunidades de cooperação entre o estado do Paraná e os países europeus, a fim de fortalecer laços institucionais e incentivar o desenvolvimento de projetos colaborativos. Estiveram presentes o Oficial de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação da União Europeia, Dhallys Mota Nunes, além dos Conselheiros dos países-membros Alemanha, Áustria, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Itália, Portugal e Suécia.

No primeiro dia de evento, o Painel Internacional promoveu palestras sobre as oportunidades de cooperação internacional e participação brasileira em chamadas globais. O Painel Paraná trouxe discussões sobre o papel das universidades e do setor privado no fomento à inovação com países europeus, em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

Já no segundo dia de evento, Fábio participou da mesa redonda “Universidades do Paraná e sua cooperação com a União Europeia”, apresentando as ações recentes da UENP com universidades europeias e os projetos Erasmus+ contemplados. Além disso, foram abordadas oportunidades específicas com a participação do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP), como o programa de mobilidade Marie Curie.

“No evento, tivemos acesso direto a representantes de alguns países da União Europeia e, com isso, várias oportunidades de parcerias foram apresentadas, sobretudo, relacionadas a chamadas para agências de fomento no âmbito da UE. Isso amplia nosso horizonte para pensarmos em projetos estratégicos que possam ser contemplados por essas agências. Nesse sentido, ao mesmo tempo, podemos pleitear recursos e expandir as atividades de internacionalização na Europa”, destacou o coordenador.

Botão Voltar ao topo