PSD é o partido com mais prefeitos eleitos na região

Sigla do governador Ratinho Júnior vence a disputa em oito municípios; MDB e PP elegem quatro prefeitos cada

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Redação Tribuna do Vale

O PSD lidera o número de prefeituras conquistadas na região em 2024. A legenda terá a administração de oito dos 25 municípios que integram a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) na gestão 2025/2028.

Foram eleitos pelo PSD os seguintes prefeitos: Ednyra Godoy, em Andirá; Walcir Joaquim, em Cambará; Nílton Meira, em Carlópolis; Régis Willian, em Jaboti; Marcelo Palhares, em Jacarezinho; Calé, em Santana do Itararé; Dr. Zezinho, em São José da Boa Vista; e Germano, em Siqueira Campos.

Apesar da liderança do número de prefeitos, e da vantagem para as demais legendas, o PSD reduziu o número de eleitos na região no comparativo com as eleições de 2020, quando a sigla foi a vencedora em nove municípios.

MDB e PP, cada um, foram responsáveis por eleger quatro prefeitos região, dividindo assim a segunda colocação no ranking de vitórias nas eleições majoritárias de 2024.

Pelo MDB foram eleitos prefeitos municipais na região: Zelei, em Conselheiro Mairinck; Pedro Banzé, em Guapirama; Hariel Fogaça, em Japira; e Cezar, em Tomazina.

Já o PP teve a eleição de Valdecir Garcia, em Figueira; Beto Regazzo, em Ibaiti; Betinho, em Jundiaí do Sul; e Darganan Fraiz, em Ribeirão do Pinhal.

O União elegeu Sônia Chaves, em Abatiá; Luiz Eduardo Vanzelli, em Pinhalão; e Lisandro Baggio, em Ribeirão Claro. O Republicanos teve a eleição de Claudeci, em Salto do Itararé; e Gil Martins, em Santo Antônio da Platina.

PSDB, com Gelson Nassar em Joaquim Távora; PSB, com Polaco em Wenceslau Braz; PL, com Izilda da Saúde em Quatiguá; e PDT, com Fabiano Zanatta em Barra do Jacaré; elegeram um prefeito cada.

 

DIFERANÇA DE VOTOS

Na região a maior diferença de votos registrada entre os concorrentes aconteceu em Jacarezinho, onde Marcelo Palhares foi eleito com 84,43% dos votos – a maior votação da história do município. O concorrente no pleito foi Dr. Sérgio, que obteve 15,57% da preferência dos eleitores.

Já a menor diferença de votos aconteceu em Barra do Jacaré, onde Fabiano Zanatta se elegeu com uma diferença de apenas dois votos de vantagem para o adversário, Edão – 50,04% a 49,96%.

Botão Voltar ao topo