Destaques

Somente no mês de setembro, Morro do Bim já teve 12 incêndios

Um dos principais e mais bonitos cartões postais de Santo Antônio da Platina passou praticamente a metade do mês passado pegando fogo, destruindo quase toda a sua fauna e flora

Redação Tribuna do Vale

O mês de setembro concentra metade dos incêndios registrados no Morro do Bim, em Santo Antônio da Platina, durante todo o decorrer de 2024, segundo dados repassados pelo Corpo de Bombeiros à Tribuna do Vale.

O contexto crítico faz com que a cena do Morro do Bim em chamas seja recorrente aos olhos dos moradores de Santo Antônio da Platina durante todo este mês, causando preocupação e consternação no município – além, claro, de medo para aqueles que moram nas imediações.

De acordo com informações do 7º Subgrupamento de Bombeiros Independente (7º SGBI), o local enfrentou o total de 24 incêndios neste ano. O dado, por si só, já seria suficientemente alarmante.

Entretanto, os números se tornam ainda mais preocupantes quando se leva em consideração apenas o mês de setembro, período onde foram registrados até aqui 12 incêndios, ou seja, a metade do total de 2024.

Com o clima propício para incêndios florestais, devido ao calor e baixa umidade do ar, um dos principais pontos turísticos e símbolos de Santo Antônio da Platina tem se tornado um “problema” para a comunidade, já que a fumaça das frequentes chamas tem afetado significativamente a qualidade do ar.

Entre moradores que vivem nas redondezas do Morro do Bim, o clima tem sido de apreensão. Além de redobrar o cuidado e a atenção com quaisquer possíveis novos focos de fogo, a esperança é que as previsões de chuvas se concretizem o quanto antes e minimizem o clima favorável à aparição de incêndios.

 

ORIENTAÇÕES

O 7º Subgrupamento de Bombeiros Independente ainda faz importantes orientações aos moradores de Santo Antônio da Platina, como jamais começar qualquer tipo de incêndio, em qualquer circunstância, principalmente próximo de vegetação.

Como o clima está muito seco, existe grande possibilidade do fogo sair do controle rapidamente e se propagar de forma violenta, podendo gerar problemas e danos de grandes proporções, incluindo colocando vidas em risco.

Outra importante orientação é denunciar via 190 qualquer pessoa ateando fogo em qualquer local que seja, para que os responsáveis possam ser identificados e presos.

 

Botão Voltar ao topo