Destaques

Representantes de 22 municípios se reúnem em evento técnico da Vigilância Sanitária

20 dos 22 municípios da 19ª Regional da Saúde enviaram agentes da Vigilância Sanitária para o encontro

S.A.Platina

Gladys Santoro

Representantes dos departamentos de Vigilância Sanitária de 20 dos 22 municípios da abrangência da 19ª Regional de Saúde -sede em Jacarezinho – participaram no dia 30, da 2ª Reunião Técnica Regional de Vigilância Sanitária. O encontro aconteceu durante todo o dia no Espaço Luz de Lua, em Santo Antônio da Platina. O tema trabalhado foi: “Como a Vigilância pode mudar o meio em que atua”. A reunião foi uma parceria da Secretaria de Saúde do Estado com a Regionais de Saúde.

A primeira palestra foi proferida por Maria Thereza  Vicentine, da Vigilância Sanitária de Pinhais, que é referência no Estado.

Ela falou sobre “A importância da Vigilância Sanitária de Alimentos”.

Caroline Manfrin, de Santo Antônio da Platina, falou “Como a intervenção da Vigilância Sanitária pode Transformar a Realidade”.

Durante o dia houve várias oficinas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio da Platina, Gislaine Galvão comentou sobre o encontro e fez algumas reflexões importantes sobre o assunto. “Na maior parte das vezes, os proprietários das empresas visitadas pelos agentes da vigilância reclamam, acham que são exigências demais e que são trabalhosas, mas as transformações que ocorrem são benéficas não apenas para o consumidor, mas também para a própria empresa, que pode garantir a qualidade do que vende e não enfrenta problemas nesse setor futuramente”, comentou.

A Vigilância Sanitária, na verdade, faz o papel que o próprio consumidor, se tivesse totalmente inteirado das medidas de segurança, poderia fazer, mas infelizmente, o conhecimento geral nesse setor é bem raso. Até hoje há poucas pessoas que não olham os prazos de vencimentos dos produtos que adquirem diariamente.

Por isso, a importância dos agentes.

Para Gislaine, a experiencia foi  rica, valiosa mesmo. “Em princípio, os agentes são vistos como vilões, mas na verdade, eles estão garantindo a nossa saúde, zelando pela nossa segurança e a do estabelecimento também”, disse Gislaine comentando que durante o trabalho de fiscalização, os agentes chegam a fazer fotos do antes e depois de suas passagens pelas empresas. “São impressionantes. É nesse momento, que até os proprietários ficam orgulhosos de oferecerem um serviço de tanta qualidade”, avaliou.

Durante o evento, várias autoridades da área passaram pelo local. O prefeito José da Silva Coelho Neto, o Zezão, deu as boas-vindas aos agentes locais e regionais. O evento também atraiu secretários municipais da saúde dos municípios, João Lucas, diretor da 19ª Regional de Saúde e sua equipe, além de representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná.

 

Botão Voltar ao topo