Destaques

Mulheres disputam a prefeitura em 44% dos municípios da região

São 13 candidatas em 11 dos 25 municípios que compõe a micro região da Amunorpi

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Redação Tribuna do Vale

Os eleitores de 11 dos 25 municípios que integram a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) terão a possibilidade de votar em uma mulher para prefeita nas eleições deste ano, de acordo com dados disponibilizados pela justiça eleitoral.

Isso representa a participação feminina nas eleições majoritárias em 44% dos municípios da micro região. No total, são 13 candidatas disputando a prefeitura em seus respectivos domicílios eleitorais.

Em Abatiá, das três candidaturas registradas, duas são de mulheres: Professora Josiane e Sônia Alves. Outro município com duas chapas encabeçadas por candidatas entre três disponíveis é Ibaiti, com Karina Peté e Professora Telma.

Também possuem opções femininas de voto os municípios de Andirá, com Ednyra Godoy Ferreira; Jaboti, com Valquíria; Pinhalão, com Cíntia Mara; Ribeirão Claro, com Ana Molini; Ribeirão do Pinhal, com Elizabeth Dutra; Salto do Itararé, com Dra. Iraci; Santo Antônio da Platina, com Bruna Fogaça; e Tomazina, com Neli Couto.

 

VITORIOSA

Quatiguá é o município que completa a lista das candidaturas femininas. O caso, porém, é incomum e já com vitória praticamente definida, uma vez que Izilda da Saúde é a candidata única à prefeitura local. Desta forma, só precisa se manter no pleito até a data das eleições para ser eleita prefeita para a próxima gestão.

É importante frisar que, diferentemente do que se propaga, um candidato único se elege independente de quantos votos sejam brancos ou nulos. A justiça eleitoral contabiliza apenas os votos direcionados a algum candidato e, desta forma, qualquer que for a votação de Izilda da Saúde, representará 100% dos votos válidos.

 

COMPARATIVO

O número de candidatas, apesar de ainda não ser dos mais expressivos, representa um aumento no comparativo com as eleições municipais de 2020, oportunidade em que 10 mulheres se candidataram à prefeitura de oito municípios da região.

Desse total, apenas duas das então candidatas tiveram êxito na corrida eleitoral se elegendo prefeitas: Ione Abib, em Andirá, e Adelita Parmezan, em Quatiguá.

Veja em anexo quem são as 13 mulheres candidatas da região

Botão Voltar ao topo