Redação Tribuna
“Foi um sucesso”, com estas palavras definiu a Secretária Municipal de Saúde de Santo Antônio da Platina, Gislaine Galvão Inácio dos Santos com relação à unidade Mama Móvel – Unidade Móvel de Mamografia –, que esteve no município de 25 a 27 de junho atendendo as mulheres que tinham agendado antecipadamente os exames de mamografias.
Os números comprovam a satisfação da Secretária que informou na tarde desta sexta-feira que, das 210 mamografias previstas, 198 mulheres compareceram ao local do exame, ou seja, apenas 12 não se apresentaram para os procedimentos necessários. “Registramos um número baixíssimo de absenteísmo (o que acontece muito quando é fora do município)”, disse ela.
Presença – A programação da área de Saúde, contou com a presença do prefeito José da Silva Coelho Neto, o Prof. Zezão, da Vereadora Mirian Rodrigues Bonomo Montanheiro (Pode), a Diretora do Departamento Municipal de Planejamento Camila Scatena e o Diretor João Simões.
A Secretária da Saúde, Gislaine Galvão, agradeceu o apoio do Sargento do Tiro de Guerra (TG 05-004), Antônio Félix Martins, Chefe de Instrução da unidade do Exército.
O slogan deste procedimento de saúde foi “Mamografia salva vidas”. A iniciativa contou ainda com a parceria do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi).
Os exames de mamografia foram gratuitos tendo uma alta qualidade diagnóstica oferecendo total privacidade e, as mulheres, ao aderirem ao exame precoce, tendem a salvar vida. Equipada com mamografia digital, a unidade proporcionou excelente qualidade de imagens para um diagnóstico preciso.
Outubro – Gislaine Galvão ainda acrescentou que em outubro o Mama Móvel estará novamente em Santo Antônio da Platina. “Portanto, a Secretaria de Saúde orienta para que as mulheres com idade acima de 40 anos procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para realizar o exame do preventivo do colo do útero e, com isso, solicitar a sua mamografia”.