Destaques

Entrega do Bolo de Santo Antônio reuniu centenas de pessoas

Distribuição dos pedaços começou após a Santa Missa e benção da guloseima

Fábio Galhardi

Jornalista

A expectativa foi superada e, por volta das 11h30, todos os cinco mil pedaços do bolo de Santo Antônio foram entregues pelos membros do Movimento Cursilho de Cristandade (MCC), da Paróquia Santo Antônio de Pádua, a central da Cidade, na manhã desta quinta-feira, dia 13, feriado municipal em Santo Antônio da Platina.

Por volta das 8h30, o Pároco Padre José Antônio abençoou o bolo, aspergiu água benta e, em seguida, começou a distribuição da guloseima que atraiu centenas de pessoas. Por volta das 8h já era grande a fila e, com o término da Santa Missa que começou 7h30, a quantidade de pessoas foi aumentando, muitos com um, dois, até três vasilhames para levar os pedaços do bolo da festa de Santo Antônio, Padroeiro do Município.

Os primeiros

A reportagem da Tribuna do Vale esteve no local e conversou com o primeiro cidadão da fila a chegar ao local de distribuição do bolo do Santo. Trata-se de José Ribeiro, que mora no centro da cidade. “Às 6h15 já estava aqui. Venho logo de manhã porque gosto de participar da promoção, de prestigiar e ver a felicidade do povo. Isso já é uma tradição que devemos prestigiar”. Ele é solteiro e, se encontrasse a imagem do Santo, disse que casar ainda é algo a se pensar.

Lázaro Expedito Rafael, 78 anos de idade, é morador do Jardim Santa Mônica e foi o segundo a chegar e ocupar a fila. Viúvo há três anos, também faz questão de todos os anos estar presente na festa. “Desde que começou esta promoção do Bolo de Santo Antônio, que me lembro, nunca deixei de comparecer e comprar bolo, é um costume participar”, falou ele que tem um casal de filhos.

A terceira pessoa a chegar à fila para pegar pedaço de bolo foi Tânia Caetano, moradora do Jardim Santa Cruz, que diz ser pré-candidata a vereadora pelo MDB. “Cheguei aqui às 7h. Costumo todos os anos participar, é uma tradição que devemos valorizar e colaborar sempre. Tenho uma coleção, acredito que umas 20 mini imagens do ‘santo casamenteiro’”, disse ela que é casada há 33 anos e tem dois filhos. “Gostaria este ano de encontrar o par de aliança”.

Bolo – O bolo de Santo Antônio, este ano, teve 45 metros de comprimento por um metro de largura. A decoração foi remetida a símbolos de oração, como a figura do Terço, também o símbolo do Cursilho e a imagem de Santo Antônio.

Foram cinco mil pedaços comercializados, cada um no valor de R$ 6,50. Em cada forma de bolo, correspondente a 36 pedaços, foram colocados em média nove mini imagens de Santo Antônio. Ao todo os 45 metros de bolo contou com 1.250 imagens de Santo Antônio. E, num pedaço destes, estava um ticket dando direito a quem encontrasse a ganhar par de alianças, doado pela Villani Ótica e Relojoaria. Até o fechamento desta matéria, não se teve informações de quem encontrou o ticket com direito ao prêmio especial.

Botão Voltar ao topo