Fábio Galhardi
Jornalista
Quinta-feira, dia 12 de junho, é feriado municipal em Santo Antônio da Platina, por ocasião do padroeiro Santo Antônio de Pádua. A tradição na cidade é a confecção do Bolo do Santo que começou a ganhar forma já na segunda-feira com a produção da massa na Casa de Encontros Dom Pedro Filipack, que tem uma cozinha bem estruturada e facilita este trabalho. E, na terça-feira, se deu a continuidade da produção do bolo.
O responsável pelo feitio desta guloseima é o senhor mais conhecido como “Tio José”, um padeiro que trabalhou por muitos anos na ex-Panificadora Crespo. A massa é de pão de ló, com uma calda de especiarias e, em seguida, colocam-se o glacê por cima e, a decoração com coco colorido que se deu na manhã desta quarta prosseguindo no período da tarde.
O bolo terá 45 metros de comprimento por um metro de largura e estará já a partir das 6h da manhã desta quinta, dia 13, sendo colocado à frente da Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio de Pádua, a central da cidade, defronte à Praça Frei Cristóvão.
Após a Missa das 7h30, o Pároco Padre José Antônio abençoa o bolo, em meio à oração e aspersão de água benta e, em seguida, se dá o começo da distribuição dos pedaços do bolo. “Interessante que tem pessoas que são fiéis, todos os anos estão no começo da fila esperando pelo primeiro, segundo pedaços, nem participam da Missa, aguardando ali à frente da Igreja”, disse Aline Zava que é a atual coordenadora geral do Cursilho de Cristandade, da Paróquia Santo Antônio de Pádua que tem como vice, Jussimary Pereira Arantes.
Decoração – Conforme a reportagem conferiu pessoalmente, na manhã desta quarta-feira, 12, um grupo de mulheres do Cursilho desde as 8h, já estava no recinto do Salão Paroquial da Igreja Matriz central, juntando as formas de bolo, colocando as imagens do Santo e, em seguida, começaram a decoração. À noite, um guarda fica cuidando do bolo que será todo comercializado no dia seguinte.
Aline, ao falar com a reportagem da Tribuna, disse que a decoração “será remetida à símbolos de oração, porque no decorrer deste ano o Cursilho está trabalhando com um roteiro de formação focado na oração, na espiritualidade, então decidimos seguir este rumo, decorando o bolo com símbolos fazendo alusão à oração, por exemplo, a figura do Terço, também imagem de Santo Antônio, símbolo do Cursilho, etc.”.
Imagens – Segundo Zava, são cinco mil pedaços comercializados, cada um no valor de R$ 6,50. Na ocasião dos trabalhos de junção das formas e decoração, a cursilhista Maria Paula disse que “cada forma de bolo corresponde a 36 pedaços e serão colocados em média nove mini-imagens de Santo Antônio em cada forma”.
Aline informou que nos 45 metros de comprimento do bolo, estarão distribuídas 1.250 imagens de Santo Antônio. A novidade é a que já ocorreu no ano passado de “um pedaço de bolo estar premiado de um par de alianças. Haverá um ticket dentro, assinado, carimbado pela Igreja e quem achar o ticket dentro do pedaço ganhará o par de alianças que foi doado pela Villani Ótica e Relojoaria”.
Aliança – Com relação ao par de aliança, há uma curiosidade. É que o casal proprietário é da Igreja Metodista, porém, a Mãe da empresária Adriana, é Católica e, por sinal, por muitos foi uma cursilhista ativa e, em 2023, ela pediu que fosse doado um par de alianças para ser colocado no bolo. Atendido ao pedido da Mãe, este ano, novamente a Ótica, gentilmente, cedeu o produto gratuitamente, atendendo mais uma vez o pedido da mãe.
26 anos – O Bolo de Santo Antônio começou a ser idealizado há 26 anos por Magali Arrivabene. Como cursilhista ela entendia que o Cursilho de Cristandade (MCC) deveria ter uma renda para sua manutenção do cotidiano, pois até hoje, não há mensalidade no movimento. Com a aproximação do dia 12 de junho, ela pediu que cada cursilhista doasse um bolo. A generosidade foi correspondida, porém, um levava um bolo de chocolate, outro de fubá, etc. e, ao juntar, se via a diferença de tamanho e altura. No ano seguinte, revolveu-se arrecadar valor em dinheiro para pagar uma padaria para fazer o bolo e, isso vem ocorrendo até hoje com a renda revertida para o próprio Cursilho que, destina uma parte para a Paróquia.
Renda – Por favor, em renda da venda do bolo, Aline Zava esclareceu que o Cursilho é responsável por realizar na Paróquia o Curso de Batismo, “quando se serve café, se dá brindes, mimos, com isso, temos gastos, então a renda da venda do bolo vai mantendo nossas despesas ao longo de um ano. Também fazemos doação de colchão, ventilador, caixa de som, o que a Igreja estiver precisando para alguma ação social ou para a estrutura funcional do Salão Paroquial”, disse Aline Zava.
Atualmente o Cursilho de Cristandade, da Paróquia Santo Antônio de Pádua – responsável há 26 anos pela promoção do Bolo de Santo Antônio – conta com mais de 100 participantes, sendo que há outro grupo de cursilhistas no setor da Paróquia Santa Filomena.
O bolo de Santo Antônio será entregue entre 8h30 e 11 horas desta quinta-feira, dia 13 de junho. Pede-se que as pessoas levem vasilhas para retirada dos pedaços.