Capa

Prefeito e pré-candidato à reeleição desmente “inelegibilidade”

Dartagnan Fraiz esqueceu de pagar uma parcela de uma multa que recebeu na campanha eleitoral passada por uso indevido de internet

Da Redação

O atual prefeito de Ribeirão do Pinhal e pré-candidato à reeleição, Dartagnan Calixto Fraiz, desmentiu na manhã desta segunda-feira, 3, que esteja inelegível para disputar as eleições municipais de outubro deste ano. “Mesmo porque sou apenas pré-candidato ainda”, disse ele.

Segundo Dartagnan, na campanha anterior, quando se elegeu prefeito pela terceira vez em Ribeirão do Pinhal, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o multou por uso indevido da internet e o valor total (ele não informou o montante) foi dividido em diversas parcelas mensais de aproximadamente R$ 180. “Todo mês eu pago essa parcela. Nem sei dizer mais o montante. Só sei que tenho que pagar R$ 180 todo mês. Ocorre, que ocasionalmente, eu esqueço de pagar a parcela. E foi isso que aconteceu agora. A falta de pagamento de multas de campanhas eleitorais, automaticamente, torna a pessoa inelegível. Assim que ela quita os débitos, a situação se normaliza”, contou.

Dartagnan disse que estava apenas esperando chegar segunda-feira, e dar o horário bancário, para pagar a parcela esquecida. “Assim que eu quitar e o órgão responsável receber o comprovante, ele já tira meu nome do impedimento e volta tudo ao normal”, comentou. Para ele, noticias de sua inelegibilidade, por esse motivo, são apenas boatos. “Só querem tumultuar”, disse.

 

 

Certidão

Mesmo a questão da multa seja de fácil solução, há órgãos de comunicação informando que o pré-candidato Dartagnan não poderá disputar as eleições municipais por não ter “Certidão de Quitação Eleitoral”. A informação consta no site do Tribunal Superior Eleitoral.  “Assim que receberem o comprovante de quitação, essa restrição desaparece do site ”, comentou.

Dartagnan foi eleito em 2020 como prefeito de Ribeirão do Pinhal para seu terceiro mandato (2021-2024) com 34,41% dos votos. Ele já havia ocupado a função nos períodos de 2009 a 2012 e reeleito de 2013 a 2016. Depois 2020 a 2024.

Ele também já foi vereador por duas gestões. É médico e mora no município desde o ano de 1976.

 

Botão Voltar ao topo