Destaques

Alunos quatiguaenses se solidarizam com tragédia no RS

Mutirão arrecada produtos num gesto elogiável

Redação Tribuna

As notícias das últimas 24 horas poderiam ser melhores pelos lados do Rio Grande do Sul (RS), porém, a realidade ainda caminha a passos bem lentos, tanto é que o nível do Rio Guaíba subiu para 4,32m em Porto Alegre e as bombas entraram em operação para escoar água. A medição registrou um aumento de 8 centímetros entre a madrugada e a manhã de segunda-feira, dia 20.

Em meio a esta triste realidade, um gesto solidário chamou a atenção no Paraná, mais especificamente, no Norte Pioneiro. É no município de Quatiguá – que tem 8.099 habitantes, conforme Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –, que alunos da Rede Municipal de Ensino se uniram em um mutirão de arrecadação de doações para ajudar as famílias gaúchas.

A Prefeita Adelita Parmezan de Moraes se mostrou muito emocionada e orgulhosa por entender ser uma iniciativa inspiradora não só para Quatiguá, mas para toda a região. “Foi emocionante ver a garotada tão empenhada, mostrando que a união faz a força e que a generosidade é uma marca registrada da nossa comunidade”, disse ela. As doações foram desde roupas, alimentos, itens de higiene e, principalmente, água mineral, com uma somatória bastante considerada que revelou o envolvimento da população local.

Adelita ainda acrescentou que “cada gesto de solidariedade, por menor que seja, faz uma enorme diferença na vida de quem precisa. E os nossos pequenos grandes heróis mostraram que têm um coração gigante”. Os alunos foram acompanhados neste mutirão por professoras que não mediram esforços de mobilizar a população quatiguaense em prol do povo gaúcho, que anseia por dias melhores.

Realidade – Mas, a realidade, ainda é bastante dolorida no Rio Grande do Sul. Depois de ter caído 15cm o nível do Rio Guaíba voltou a subir e já são 157 o número de mortos no Estado. E não para por aí, outro problema é que foi confirmada neste dia 20, no município gaúcho de Travesseiro, a morte de um homem de 67 anos, ocorrida na sexta-feira, 18, diagnosticado pela doença de Leptospirose.

 

Botão Voltar ao topo