Três famílias são beneficiadas com moradias rurais

IDR-PR realiza o sonho de moradores de São José da Boa Vista

Redação Tribuna

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Iapar-Emater) é um órgão do Governo estadual que se mantém atento e realizando o sonho de familias paranaenses, como é o caso de moradores do perímetro rural do município de São José da Boa Vista, distante aproximadamentee 20km de Wenceslau Braz.

Num momento em que estado do Rio Grande do Sul vive uma catástrofe interminável com as inundações, arrancando a dignidade das pessoas, milhares delas perdendo duas casas, observa-se no perímetro urbano do interior do Paraná, a esperança que se enraiza no seio familiar para continuar acreditando em dias melhores.

Com recursos públicos o IDR-PR possibilita a construção de casas aos boa-vistentes, moradias para famílias do meio rural, já que nem sempre a situação financeira dos produtores permite investir na construção de uma residência. Neste município, três famílias, contando com a assistência técnica do Instituto, conseguiram ter casas novas. Em parceria com as instituições financeiras de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que possibilitou a construção das casas, os técnicos viabilizaram os projetos.

Uma dos casais beneficiados é Michele e Claudemiro de Oliveira. “Fazia uns seis anos que a gente procurava financiamento. Mas tudo estava fora do nosso alcance. Como o pessoal do IDR-Paraná sabia da nossa necessidade, eles conversaram com a gente e falaram do Pronaf. Nós corremos atrás e em dois meses já foi liberado. Foi fácil e rápido. Se não fosse assim, não tinha como construir essa casa. Foi uma oportunidade que não tinha como deixar passar. Foi mais do que uma bênção”, comemorou.

Casa acolhedora – Há dois meses o casal está morando na nova residência que não lembra, nem de longe, a antiga moradia de madeira que mal acomodava os três filhos e que estava tomada por cupins. A nova construção em alvenaria tem 130 metros quadrados, quatro quartos, sala, banheiro, uma cozinha grande, dispensa e varanda. “É uma casa espaçosa. Dá para acolher todo mundo”, disse Michele. Com o recurso do Pronaf o casal comprou boa parte do material para erguer a nova casa. O que ultrapassou o valor do financiamento, o casal bancou com recurso próprio.

Claudemiro contratou mão de obra de um vizinho para levantar a construção, rebocar e fazer o telhado e ele mesmo assumiu a continuação da obra. “Foram onze meses de trabalho. Nós dedicamos 100% do tempo a essa casa. Trabalhamos sábados, domingos”, conta Michele. O casal acredita que o pagamento das parcelas vai ser tranquilo. A renda virá da criação de gado de leite. O casal mantém um rebanho de 40 animais, dos quais 21 são vacas em lactação.

Os outros dois casais beneficiados com este projeto são Jucélia e Wilson de Oliveira que trabalham com a criação de frangos; e Valéria e Reinaldo Gonçalves que trabalham com gado leiteiro em propriedade rural de São José da Boa Vista.

Botão Voltar ao topo