Destaques

Seca de quase um mês na região, tem causado uma série de incêndios

Enquanto as chuvas não dão trégua no Rio Grande do Sul, o Norte Pioneiro do Paraná está completando um mês sem precipitações

Da Redação

O Comandante do quartel do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina, Eduardo Poleto,  em entrevista ao Jornal Tribuna do Vale na manhã de ontem, 10, comentou sobre a seca que vem assolando a região e o número de incêndios causados pela vegetação desidratada e de fácil combustão.

Segundo ele, de 1º de janeiro deste ano, até ontem, 10, de maio  houve 175 incêndios tanto florestais como residenciais em cerca de 20 municípios da abrangência da corporação. “Sempre localizamos a ocorrência na cidade onde existe um quartel, mesmo que tenha acontecido na região desse município”, explicou.

Para o comandante, períodos como o atual precisam de sensatez. “Pode parecer que uma bituca de cigarro acesa não é nada, mas jogada em local onde a vegetação está muito ressecada, é certeza de incêndio, e o pior, depois que começa é muito difícil fazer parar.

 

193 e o WhatsApp

O comandante Poleto também deu algumas orientações primordiais para que o combate ao incêndio seja rápido e eficiente. “Quando uma pessoa vê um incêndio e ligar para o 193, é de suma importância que ela passe a localização correta. Além do mais, o número 193 dá acesso a quem está ligando ao WhatsApp, onde a pessoa pode enviar um vídeo curto (10 segundos) da ocorrência. Isso ajuda demais, porque conhecemos aspectos de incêndios, que só de olhar sabemos se ele vai se expandir ou não. A fumaça também nos diz muito coisa. Se tivermos em outro atendimento, com essas informações visuais, podemos estabelecer prioridades”, explicou.

Poleto também salientou que outra época propícia a secas e prováveis incêndios é o mês de setembro.

 

Simeper- “Chuva boa ainda vai demorar um pouco”

“Chuva boa” para meteorologistas, agricultores, e habitantes de municípios onde não chove há tempos, é aquela que cai com uma certa frequência, mesmo com baixo volume de água. A chuva pesada, com alto volume, não resolve problemas, apenas causam transtornos.

Para o meteorologista do Instituto Simepar Paraná, Fernando Mendonça Mendes, dia 15 está marcando chuva leve na região. A previsão é da Estação Meteorológica que fica em Cambará. “Podemos dizer que será uma chuva singela”, qualificou. “Daí para frente pode haver algumas precipitações, mas nada significativo. O bom é quando a chuva ocorre em menor volume, mas em mais ocasiões. Essa sim, ajuda na agricultura, mantém o solo úmido (o que dificulta incêndios) e ajuda a manter a temperatura mais suportável”.

 

Não chove há quase um mês

A última vez que choveu na região, foi no período de 14 a 17 de abril, segundo o  Simepar. Somando esses dias, o volume total não ultrapassou os 25 milímetros.

 

 

Botão Voltar ao topo